Curso de Gastronomia da UFPel lança livro na Feira neste sábado (16)

capaAlunos e professores do curso de Gastronomia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançam neste sábado, dia 16, às 19h, na Tenda de Autógrafos da Feira do Livro, a primeira obra produzida pela graduação. Sob o título “Gastronomia à Prova”, a publicação reúne 61 receitas autorais de estudantes e de docentes, sendo que os preparos dos acadêmicos foram concebidos para provas práticas de disciplinas. Por isto as receitas, das simples às complexas, têm como fonte de inspiração as cozinhas nacional e internacional.

Editado pela Editora Alecrim, o livro está dividido em nove capítulos que contemplam desde temas básicos, como as primeiras técnicas de preparo e de cocção de alimentos, até assuntos mais específicos, como a herança portuguesa à doçaria tradicional de Pelotas. Composta por pratos doces e salgados, a coletânea, além de indicar ingredientes e modo de preparo, também é acompanhada de ilustrações dos pratos.

Segundo uma das organizadoras e autora do livro, a ex-aluna e hoje professora do curso, Tatiane Kuka Valente Gandra, a Gastronomia da UFPEL vem ao longo dos anos aumentando sua interação com a surf and turfcomunidade local através de eventos como as jornadas acadêmicas e a iniciativa Chefs na Rua. “São ocasiões em que os alunos colocam em prática os conhecimentos adquiridos. Entretanto, para consolidar e divulgar o alto nível dos acadêmicos do curso, faltava ainda um meio mais sólido e atraente que atendesse essa demanda. A publicação de um livro com as receitas que fizeram parte da trajetória de avaliações práticas durante o curso preenche essa lacuna. Além disso, os leitores poderão reproduzir e apreciar todas as receitas provenientes dessa trajetória dos futuros gastrônomos”, pontua.

Junto de Tatiane, participam da organização e da autoria do livro os alunos Vanessa Garcia Monteiro e Aluísio Pereira da Fonseca. Os professores Wagner Halmenschlager, Helayne Maieves, André Santos e Edu Fonseca, que ministraram aulas em parte das disciplinas contempladas na obra, assinam receitas ao lado dos demais alunos autores: Bárbara Oliveira, Daniela Czermainski, Doralina Domingues, Ivan Rodrigues, Izabel Perleberg e Paula Mussi. O livro “Gastronomia à Prova” está à venda na banca da Livraria da UFPel, na Feira do Livro, por R$ 39,90.

Conversa com os autores
Antes da sessão de autógrafos na Feira do Livro, os 13 autores de “Gastronomia à magret de patoProva” participarão da programação Conversa com os Autores, promovida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel. O encontro será também no sábado, dia 16, às 18h, no Auditório do Museu do Doce (Praça Coronel Pedro Osório, 8). A entrada é gratuita.