UFPel recebe professores holandeses pelo projeto CAPES PrInt

Marie-Charlotte e Van Der LooA Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está recebendo a visita dos professores holandeses Marie-Charlotte Huysmans, da Universidade Radboud de Nijmegen, e Mark Van Der Loo, do Bureau Central de Estatística (Statistics Netherlands – CBS). Ambos estão desenvolvendo diversas atividades na UFPel por meio do projeto CAPES PrInt, de internacionalização.

Ambos são os primeiros docentes que chegam à UFPel por meio dessa iniciativa. Os convidados estão participando de uma série de ações, que envolvem cursos para a comunidade acadêmica da UFPel e consultoria internacional em suas áreas de atuação. Eles ficarão em torno de um mês na Universidade.

À mesa, visitantes e equipe anfitriãMarie-Charlotte atua na área de Odontologia e já é colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPel. A docente vai trabalhar, em sua atual passagem pela Universidade, com patologias sociais relacionadas a problemas bucais, mais especificamente cáries. Também terá atuação em outro projeto, o Observatório Global de Cuidado Odontológico. Além de sua participação como pesquisadora colaboradora, ela irá contribuir na indicação de temas prioritários e orientando de que forma os projetos podem ser melhor aplicados no contexto internacional.

Van Der Loo estuda a organização e limpeza de grandes bancos de dados. Em sua passagem pela UFPel, vai ministrar um minicurso sobre como organizar e construir bancos de dados mais consistentes. Visitantes e anfitriões posam para fotoDentro do conteúdo, estão manejo, limpeza e preparação de dados para serem utilizados em análises estatísticas. Além disso, ele participa de reuniões, treinamentos e consultoria para auxiliar os pesquisadores da UFPel em seus projetos e análises de dados. A intenção é, futuramente, atuar na construção de uma plataforma de ensino conjunta.

Os pesquisadores foram recebidos pelo reitor Pedro Curi Hallal e pelas equipes da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) e Coordenação de Relações Internacionais (CRInter).

Na ocasião, o gestor falou sobre a estrutura da UFPel, sua tradição e vigorosa atuação na pesquisa e pós-graduação, especialmente nas áreas de saúde e tecnologia, com forte presença e parceria internacional. Hallal destacou ainda a elogiada proposta da UFPel no edital de internacionalização, extremamente concorrido entre as universidades brasileiras.