Início do conteúdo

Docente do PPG em Química recebe Prêmio Jovem Pesquisador

No último dia 27 de outubro, durante a abertura do 15º Congresso Brasileiro de Polímeros, que acontece na cidade de Bento Gonçalves, o professor André Ricardo Fajardo foi laureado com o Prêmio Jovem Pesquisador, da Associação Brasileira de Polímeros (ABPol). O Prêmio, ofertado pela primeira vez pela ABPol, tem por objetivo valorizar e incentivar jovens pesquisadores que têm contribuições científicas importantes na área de polímeros e na ciência brasileira.

Dentre todos os jovens pesquisadores aptos a receber a premiação, o docente da UFPel foi o que apresentou os melhores indicadores de produção e impacto científico. “Esse prêmio é de extrema importância, uma vez que valoriza o jovem pesquisador, o qual há muito tempo tem enfrentado inúmeras barreiras para se colocar no cenário da ciência nacional. Mais que valorizar é importante também termos políticas e projetos para incentivar e assegurar a permanência dos jovens pesquisadores nas mais diferentes áreas da ciência” comenta o laureado.

O professor André é lotado no Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA) e coordena o Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ).

Com relação às atividades de pesquisa, é bolsista pesquisador do CNPq (nível 2) e líder do Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento de Compósitos e Materiais Poliméricos (LaCoPol), que tem como enfoque principal o desenvolvimento e aplicação de materiais formulados a partir de polímeros naturais visando sua aplicação em diferentes áreas. Para saber mais sobre as atividades de pesquisa do grupo liderado pelo professor André acesse o site https://wp.ufpel.edu.br/nulab/lacopol/ .