Ensino de Graduação também ganha destaque na SIIEPE

aluno apresentando trabalhoEssa é quinta vez que o CEG – Congresso de Ensino de Graduação – compõe a SIIEPE – Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O CEG é um espaço para a socialização de trabalhos acadêmicos e troca de experiências no âmbito do ensino de graduação. Em 2019 foram registradas 474 inscrições. Suas atividades encerrarão nesta sexta-feira.

O Congresso de Ensino de Graduação tem como um dos seus objetivos fomentar a produção de Projetos de Ensino na UFPel com intuito de contribuir para o aprimoramento e qualificação do processo de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação. De acordo com Carine Corsini, que faz parte da organização do Congresso, o CEG tem a proposta de mostrar tudo que é feito dentro da Universidade por professores e alunos. São projetos de ensino que envolvem diferentes formas de aprendizagem dos alunos, buscando maior interação, formatos além da sala de aula e muito mais.

aluna apresentando trabalhoDurante o quinto CEG foram apresentados trabalhos feitos por estudantes que são monitores de disciplina, quando puderam falar sobre as estratégias que estão utilizando para poder aumentar o índice de aprovação, diminuir o índice de retenção e também de evasão dos cursos. Foram abordados também outros assuntos, como aplicativos que ajudam no estudo, disciplinas específicas de alguns cursos, projetos e grupos de estudo.

A estudante Letícia Tavares, do Curso de Medicina Veterinária, apresentou na quinta-feira (24) um projeto de ensino do seu curso que se intitula “Elaboração e Construção de Modelo Didático para Elucidar Câmara de Neubauer e a Concentração Espermática”. “Nesse projeto a gente faz métodos alternativos para os alunos poderem compreender melhor e terem o aprendizado melhor daquilo que eles estão estudando”, explica a estudante.

Segundo Carine Corsini, os alunos ficam encantados com a participação porque começam ver outras áreas e o ensino de outra forma, observando que tudo que é feito em sala de aula pode ser feito de outra forma. E os alunos confirmam esta afirmação. A estudante do curso de Pedagogia Claudia Barbosa vê no CEG a possibilidade de uma troca de conhecimento entre os alunos. “O CEG em si dá oportunidade de você apresentar aquilo que você aprendeu. É uma troca de conhecimento, de ensino. No momento que a gente está apresentando, está aprendendo também”.