Extensionistas expõem seu trabalho na 5ª Semana Integrada

banca com produtos e grupo de pessoas em tornoUm dos eventos da 5ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Pelotas (SIIEPE/UFPel) é o 4º Encontro dos Estudantes Extensionistas. Dentro desse encontro, ocorre a Mostra de Projetos de Extensão e Cultura, na qual os alunos e professores da Universidade podem apresentar seus projetos para a comunidade e Exposições de Produtos. A Mostra de Projetos e a Exposição de Produtos, que começaram na terça-feira, vão até sexta, dia 25 de outubro, em frente à Faculdade de Veterinária, no Campus Capão do Leão.

As atividades que compõem o encontro são: Mostra dos projetos de Extensão, Mostra de Artesanatos, Mostra Gourmet e o Minicurso que será realizado na sexta-feira (25), às 10h30min, na sala 01 da Faculdade de Veterinária, intitulado “A Extensão no seu Currículo: o Protagonismo dos Estudantes e o Processo de Integralização”. Além dessas atividades, também no dia 25 será lançado o Guia do Estudante Extensionista e todos discentes da UFPel podem participar do lançamento.

mostra de produtos vista de longeO encontro surgiu com a ideia de expor na Universidade um pouco dos trabalhos desenvolvidos na comunidade. De acordo com a chefe do Núcleo de Formação, Registro e Acompanhamento (NFRA) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), Ana Carolina Nogueira, o encontro tem o objetivo de mostrar as produções artesanais e gastronômicas dos estudantes e professores extensionistas, viabilizando a venda e compra desses produtos, bem como divulgar e dar visibilidade às atividades realizadas pelos projetos de Extensão da UFPel.

Uma das expositoras da mostra gourmet é a aluna de Museologia Lisiane Gastal. A estudante vê no encontro uma forma de mostrar o seu trabalho. “Eu e minha mãe expomos alimentos, bolos, salgados e café. Como expositora, vejo no evento uma boa oportunidade de divulgar o nosso trabalho e também de ganhar um dinheirinho extra”, explica. Além de uma variedade em alimentos, no encontro de extensionistas também há plantas, artes em crochê, cadernos, cadernetas, chaveiros personalizados e muito mais.

banca de suculentasForam cerca de 40 inscrições feitas para o encontro, divididas entre projetos, artesanatos e gourmet. A estudante do curso de Enfermagem, Juliana Giudice, apresentou na terça-feira o projeto de extensão “A Consulta de Enfermagem como Instrumento de Cuidado às Pessoas com Doenças que Ameaçam a Vida e suas Famílias”. A estudante explicou que o projeto atua junto à equipe de consultoria em cuidados paliativos no Hospital Escola da UFPel. “Nós realizamos consulta de enfermagem para os pacientes que são acompanhados por essa equipe. Realizamos avaliação em saúde e também levantamos as necessidades humanas básicas desses pacientes”, diz Juliana.

O 4º Encontro dos Estudantes Extensionistas vai até sexta-feira na 5ª SIIEPE, mas as atividades e projetos de extensão seguem durante o ano todo. Para saber mais e fazer parte acompanhe o site da PREC.