Congresso de Extensão e Cultura tem seu primeiro dia de apresentações

Teve início, nesta terça-feira (22), a sexta edição do Congresso de Extensão e Cultura (CEC), que faz parte da Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel e é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC). O evento recebeu 470 inscrições de trabalhos que impactam diretamente a vida de muitas pessoas ao promover uma interação transformadora entre universidade e sociedade. As apresentações ocorrem até sexta-feira (25) no período da manhã, no campus Universitário no Capão do Leão.

De acordo com o coordenador de Arte e Inclusão da PREC, Fernando Igansi, esta edição está repleta de atividades para a comunidade. Além das apresentações, tem a Mostra Extensionista e o Encontro de Estudantes Extensionistas. “A ideia é dar amplitude às ações diretas com os discentes, como na Mostra Extensionista, oportunizando que a comunidade conheça e tenha acesso aos produtos dos projetos”, disse.

Entre os apresentadores do primeiro dia está a estagiária da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Isabela Nogueira, que apresentou um pouco do que tem realizado em seu cotidiano dentro da Universidade. “Estou no quinto semestre do Design Digital, mas resolvi trazer para o CEC o que tenho criado dentro do Design Editorial”, explicou. Entre os trabalhos que Isabela apresentou está os livros “Faem: Um século e 35 anos” e “Patrimônio Industrial da UFPel”, além das edições da Revista Expressa Extensão.

Já o estudante Leonardo de Andrade apresentou o projeto “Atuação da coordenação pedagógica no ambiente pré-universitário” que envolveu a criação de uma coordenação pedagógica para o Curso Desafio. “Esta era uma demanda que existia no Curso, foi desafiador construir esta estrutura, agora o nosso objetivo é mantê-la”, revelou. O estudante construiu junto à equipe um Plano de Ação baseado em dados coletados a partir de questionários respondidos por 101 alunos do curso e 43 professores e o próximo passo é a construção do Projeto Político Pedagógico do curso pré-vestibular da UFPel.

A Mostra Extensionista apresenta 27 projetos de extensão que estão sendo desenvolvidos na Universidade, como o Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Pinturas, que tem como objetivo, para além da restauração de obras, a possibilidade de estar aberto para que a comunidade consiga acompanhar o trabalho realizado pelas equipes. Atualmente, o projeto está restaurando duas importantes obras que pertencem ao Museu Histórico Farroupilha de Piratini.

O Espaço Gourmet conta em média com cinco bancas por turno e a Exposição de Artesanato tem em média oito bancas por turno. Entre elas, o Grupo Uniartes, formado por estudantes artesãs da Universidade que participam do projeto Geração de Renda e Permanência da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). O projeto ensina e qualifica os estudantes com diversos cursos de artesanato para que eles possam conseguir uma renda e, assim, conseguir recursos para permanência na Universidade. As estudantes estão comercializando chaveiros, ecobags, colares, estojos entre outros produtos.

O Encontro de Estudantes Extensionistas acontecerá no turno da tarde desta quarta-feira (23) e contará com um minicurso sobre curricularização e participação em projetos de extensão. Durante o evento, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura estará lançando o Guia do Estudante Extensionista. Elaborado pela equipe da PREC, o Guia explica, entre outras coisas, o que é extensão e como os estudantes podem fazer para participar de um projeto.

Um dos momentos mais esperados do CEC é o anúncio dos destaques de cada sala de apresentações. Serão nove estudantes que receberão o destaque de acordo com alguns critérios como o domínio do tema do trabalho, a contribuição do aluno para o trabalho e a relevância acadêmica dos resultados.

Confira a programação e mais detalhes sobre o CEC em https://wp.ufpel.edu.br/congressoextensao/.