Início do conteúdo

PREC realiza projeto de acessibilidade para os museus

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) está realizando o projeto de extensão “Um Museu para Todos: Programas de Acessibilidade”. O trabalho está voltado para Rede de Museus da UFPel que é responsável pelo Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo e Museu do Doce. Além disso, o projeto tem parceria com a Prefeitura de Municipal de Pelotas, com a Museu Municipal Parque da Baronesa.

O projeto pretende consolidar o uso do manual já editado pela PREC em formato de e-book que hoje é norteador de muitos trabalhos de acessibilidade a museus em nível nacional. Embora o IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e a legislação pertinente (Lei nº 12.343/2010) determinem a acessibilidade dos museus, o estudo quer ir além estabelecendo uma condição isonômica de cidadania a todos os ocupantes do espaço dos museus.

A execução do estudo visa a envolver um vasto horizonte de como o meio acadêmico pode minimizar a limitação ao acesso dos museus. A pesquisa independe da formação, ou seja, apresentará uma pesquisa com visão multidisciplinar de como podem ser minimizados os problemas. A equipe acadêmica será formada por dez voluntários, mais pessoas com deficiência que se disponibilizarem no auxílio, e irão fornecer manifestação mais apropriadas das necessidades. Não só isso, todo meio acadêmico pode apresentar soluções as barreiras que nós mesmos criamos.

A primeira etapa do projeto é o diagnóstico, momento no qual serão apresentadas todas as questões de acessibilidade, não só física. Na sequência, será construído um relatório com propostas, definição das prioridades de desenvolvimento e, por derradeiro, a continuidade do trabalho.