Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira ocorre em Pelotas

Pelotas recebe, de 4 a 8 de novembro, o 20º Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira. O evento é organizado pela própria entidade, em parceria com as Universidades Federal e Católica de Pelotas (UFPel e UCPel).

O evento busca congregar arqueólogos e profissionais de campos afins que atuam no país e em outras partes do mundo. Na edição de 2019, a reunião segue a tradição de estar voltada para além-fronteiras disciplinares e político-territoriais.

O Congresso está organizado de maneira a ser marcado por encontros e reencontros, socialização de saberes, debates sobre diversos assuntos, reflexões a respeito do papel social dos arqueólogos no mundo, desafios apresentados na pauta do dia e momentos de confraternização, dentre outras possibilidades.

Também pretende ser um instrumento para a discussão e a definição de diretrizes mais éticas e inclusivas no que diz respeito à produção do conhecimento arqueológico, especialmente no que se refere a temáticas contemporâneas que marcam a dinâmica da vida em sociedade.

Nesse sentido, o Congresso está organizado em conferências, mesas-redondas, minicursos e simpósios temáticos com a apresentação de comunicações orais e pôsteres. Contará com a participação de renomados conferencistas e apoio de várias instituições ligadas ao ensino superior e ao fomento no Brasil.

Temática
A temática escolhida para esta edição do Congresso da SAB é “Memória, Patrimônio Cultural e Direitos Humanos”. Trata-se de uma temática abrangente que engloba diversas formas de memória, patrimônio ou herança cultural e direitos humanos em seu sentido mais amplo. Foi pensada a partir da tragédia do incêndio que em setembro de 2018 atingiu o Museu Nacional no Rio de Janeiro, sede oficial da SAB e de outras associações científicas.

A ideia é promover um congresso que seja um evento em homenagem, solidariedade e apoio a esta importante instituição para que seja possível refletir sobre o papel da Arqueologia na atual conjuntura nacional e internacional e sua atuação no conhecimento e valorização do patrimônio cultural.

As inscrições podem ser feitas aqui.