Início do conteúdo

UFPel promove Outubro Rosa Pet

O Serviço de Oncologia Veterinária (SOVET) da UFPel está promovendo a Campanha do Outubro Rosa Pet, durante o mês de outubro de 2019. A campanha tem como objetivo conscientizar os tutores de cães sobre a doença e a importância da sua prevenção ou detecção precoce. Apesar da doença ser grave, atualmente sabe-se que a ela pode ser evitada, que existem formas de tratamento e que o diagnóstico precoce possibilita maior sucesso no tratamento.

Durante todo o mês de outubro, serão realizadas atividades em diferentes espaços públicos da cidade, visando orientar os tutores/donos de cães sobre como detectar nódulos de mama nos seus pets. A equipe que atua na campanha é constituída por alunos de graduação e pós-graduação do curso de Medicina Veterinária. Todos passam por treinamento contínuo para responder às principais dúvidas dos tutores e demonstrar a técnica de palpação dos nódulos, utilizando bichos de pelúcia, os mascotes da campanha, que possuem simulações de lesões.

A professora Cristina Gevehr Fernandes, coordenadora da campanha, destaca que atividades semelhantes estão sendo realizadas em outros estados. “O diagnóstico precoce aumenta a eficiência do tratamento, pois a detecção tardia acarreta complicações como as metástases que correspondem ao aparecimento de tumores em outras áreas do corpo”, explica a coordenadora.

Mais informações pelo e-mail sovetufpel@gmail.com ou pelo  telefone (53) 3275-7469.