Início do conteúdo

Hospital Escola promove atividades de ensino e assistência no Outubro Rosa

Outubro é o mês de conscientização mundial para a prevenção do câncer de mama. Com o objetivo de fomentar a prevenção e promover a conscientização sobre a doença, o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) terá durante todo o mês atividades diversas, que vão desde decoração de espaços, aulões, palestras e debates acerca do tema até atendimentos e mamografias, como forma de reforçar seu papel na comunidade através do ensino e da assistência.

O cenário já começou a ser preparado desde o primeiro dia do mês. Tanto o prédio principal de internação, quanto a Unidade de Hematologia e Oncologia – localizada junto à Faculdade de Medicina – já estão em tons de rosa, com balões, laços e adereços decorativos que remetem à data. Dentre eles, destaque para os painéis feitos com 5.110 flores em fuxico e crochê – representando o número de novos casos diagnosticados da doença no Rio Grande do Sul, no biênio 2018-2019. A organização e produção ficaram à cargo do Instituto Buquê de Amor (IBA), que deixará a decoração no Serviço de Oncologia até o final do mês. As flores foram produzidas ao longo do ano por mulheres de todo o país.

Os colaboradores também vestem a camiseta, literalmente, da causa do Outubro Rosa/Novembro Azul. Desde 2016 são produzidas camisetas com a marca da campanha na instituição, mudando apenas a cor da malha. Elas são usadas ao longo do ano, junto com o laço rosa na roupa ou no crachá. Neste ano, os laços rosas serão distribuídos nos dias 16 e 17, nos leitos e nos corredores da instituição.

A programação começa com o aulão para a Liga Acadêmica de Oncologia no dia 10, às 19h, na Biblioteca da Faculdade de Medicina, com o professor Thiago Gonzalez. O tema será Mama – Diagnóstico e as inscrições devem ser feitas pela página do Facebook da Liga. No dia 17, no mesmo horário e local, acontece o segundo aulão, com o tema Mama – Patologia Maligna.

No domingo (13), todos os colaboradores e pacientes estão convidados a integrar a Caminhada do Instituto Buquê de Amor, pela avenida Dom Joaquim. A concentração será realizada na praça em frente ao Clube Gonzaga e está marcada para as 8h.

Já no dia 14, a enfermeira Caren Laís Friedrich dos Santos realiza a palestra de abertura da exposição que ocorrerá na Bibliotheca Pública Pelotense, às 14h. O tema será Câncer de Mama: a prevenção em suas mãos. Caren é enfermeira da Unidade de Oncologia do HE UFPel, com especialização em oncologia e gestão hospitalar e tem mestrado em pesquisa clínica.

No dia 19 pela manhã, será o momento de acolher as pacientes que já estão diagnosticadas com câncer de mama e aguardam na lista de espera pela primeira consulta com o médico oncologista. São esperadas cerca de 35 mulheres, que terão a primeira consulta com os médicos especialistas e passarão pelo atendimento da equipe multiprofissional, que dá todo o suporte durante o tratamento.

Para encerrar a programação, as médicas oncologistas Alessandra Notari e Sílvia Saueressig participarão de audiência pública na Câmara de Vereadores de Pelotas, alusiva ao mês Outubro Rosa, onde terão a oportunidade de debater sobre o fluxo dos pacientes dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) e a importância do diagnóstico precoce, através da prevenção, atenção básica e das mamografias.

O Mamamóvel também voltou a funcionar nesse mês e a expectativa é atender cerca de 20 a 30 pacientes por dia, numa meta de 600 exames no período, para reduzir ao máximo a lista de espera da Secretaria Municipal de Saúde. O equipamento foi reativado e começou a operar no dia 3, atendendo pacientes que já estavam reguladas e aguardavam ser chamadas para realizar o exame.

Publicado em 09/10/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Câncer, cancer de mama, HE, Hospital Escola, Medicina, Outubro Rosa, saúde.