Grupo de Estudos em Leitura Literária promove diversas atividades em Outubro

O Grupo de Estudos em Leitura Literária (GELL), da Faculdade de Educação da UFPel, está promovendo ações de estudo, pesquisa e intervenção em grupos e escolas leitoras durante o mês de outubro. O foco é cultivar o gosto por livros, autores e gêneros literários com muita leitura. Palestras, visitas, encontros e ensaios também estão na agenda do GELL, que é apoiado pelo Grupo PET Educação. Confira a programação:

Dia 04 de outubro: Projeto Leitura para a Longevidade. Um programa de leitura especial para quem tem mais de 60 anos. Na Livraria Vanguarda, a partir das 14h30min. Aberto ao público da cidade.

Dia 05 de outubro: Ensaio do Espetáculo O mate do João Cardoso. No Mercado Público, às 16h.

Dia 09 de outubro:

14h – Programa “Autora na Escola”. Visita e leitura literária na Turma da professora Katia Schneider, no Colégio Municipal Pelotense. Leitura e confecção de livro digital com as crianças.

19h – Palestra literária na Anhanguera. Público: Estudantes de Pedagogia.

Dia 10 de outubro: Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Professores Leitores. Tema: Literatura inclusiva: raça, gênero, diversidade, com Leonardo Capra (Pedagogo/UFPel). No CETEP, às 9h.

Dia 11 de outubro:

14h – Poesia na Literatura: Explanação oral e exploração do acervo: Cecília Meireles, Mário Quintana, Manoel de Barros, Vinícius de Moraes, Sérgio Capparelli. UNAPI – Universidade aberta a pessoas idosas. Sala 103, no térreo do ICHS/UFPel.

15h – Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Professores Leitores. Tema: Literatura inclusiva: raça, gênero, diversidade, com Leonardo Capra (Pedagogo/UFPel). No CETEP.

16 de outubro: Professora Cristina Rosa integra Banca de Defesa de Projeto de Dissertação de Mestrado. Título do trabalho: Scripts de Gênero e a construção das feminilidades negras na Literatura para crianças pequenas. Autora: Vanessa Rosa da Costa. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientadora: professora Jane Felipe de Souza. Linha de Pesquisa: Educação, Sexualidade e Relações de Gênero. Em Porto Alegre, às 14h.

17 de outubro: Aula TPP I – Licenciatura em Pedagogia. Avaliação de temas importantes para a literatura na escola.

18 de outubro:

14h: Poesia: um gênero da literatura para crianças. Como ler poesia na escola? UNAPI – Universidade aberta a pessoas idosas. Na sala 103, no térreo do ICHS/UFPel.

17h: Ensaio do Espetáculo “O mate do João Cardoso”. Sala do PET Educação.

21 a 25 de outubro – SIIEPE UFPel

O GELL estará no evento apresentando trabalhos na área da leitura e da literatura. Além disso, o grupo estará em escolas públicas, realizando leituras literárias.

21 de outubro: Personagens vão à escola – Leitura Literária na escola Ruth Blank;

25 de outubro: Personagens vão à escola – Leitura Literária na escola Ruth Blank;

30 de outubro: Ensaio do Espetáculo “O mate do João Cardoso”. Na Sala 257 da FaE/UFPel.

31 de outubro: Palestra: Perfil Leitor, com Leonardo Capra Seminário livro literário Ana Maria Machado. 19 horas, sala 256. Licenciatura em Pedagogia da FaE/UFpel.

Em novembro, o GELL estará na 47ª Feira do Livro:

Neste ano, o GELL vai concentrar suas atividades na Feira do Livro apresentando à cidade o Espetáculo O mate do João Cardoso, de João Simões Lopes Neto. É uma leitura teatralizada do conto de autor pelotense que será ofertado gratuitamente ao público nos dias 02, 09 e 16 de novembro, no Auditório do Museu do Doce (Casarão 8 – Centro Histórico), às 16h 30min. Lotação da sala: 40 lugares.

Publicado em 04/10/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Educação, Faculdade de Educação, FaE, leitura.