Início do conteúdo

Primavera dos Museus reúne público em atrações variadas

Grupo de alunos do cosplay“Uau!” era a expressão mais ouvida pelos corredores do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no início da tarde deste sábado (28). O responsável era o menino Mariano Madail, quatro anos, que, acompanhado do irmão, do pai e do avô, também perguntava “isso é de verdade?” em espanto frente ao diorama, e vibrava “passarinhos!” ao chegar próximo à vitrine ornitológica que apresentava uma série de coloridos beija-flores. Essa era uma das cenas da Primavera dos Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e que contou com diversas atividades nos museus, coleções e acervos da UFPel. Os locais tiveram o dobro de visitantes do que de costume.

A Rede de Museus da Instituição envolveu o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), o Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, o Museu do Doce e outros projetos em ações diversas e variadas para aproximar o público. O tema deste ano – “Museus por Dentro, Por Dentro dos Museus” – buscou mostrar os bastidores dos museus e como os trabalhos ali realizados resultam em um elo quase mágico entre o museu, o público e os bens culturais ali existentes.

As atividades da Primavera dos Museus estiveram nas redes sociais e também dentro dos museus, com o objetivo de trazer as pessoas para ver, sentir e conhecer o que se faz e o que tem dentro dos museus da UFPel.

Família Madail visita o Museu Carlos RitterFoi o caso da família Madail. “Eles [os netos] se encantam e adquirem conhecimento. Ver os animais do nosso bioma para eles é algo fascinante”, comentou o avô – e servidor da UFPel -, Dirlei Madail. E dentre as atrações do Carlos Ritter também estava uma oficina de Origami, conduzida pela estudante de Conservação e Restauração Ísis Fofano. Mais de 20 pessoas participaram da atividade e elaboraram modelos de animais e plantas que vão fazer parte da decoração de Natal do Museu.

No MALG, também no sábado, era possível ver o patrono “em pessoa” e um desfile de vários de seus personagens: alunos do Centro de Artes fizeram cosplay e representaram a caráter tanto Gotuzzo quanto Retrato de Dora, baiana, cigana e A Moça da Blusa Branca. Depois, o grupo foi modelo para uma aula de desenho.

Aluna reproduz imagem do quadro retrato de DoraAs amigas Rita Patrícia Laforet e Luciane Colvara, ambas professoras aposentadas, trouxeram os filhos Felipe e Otávio, de dez anos, para a programação da Primavera dos Museus logo após uma atividade da escola. “Eles gostam muito de desenhar, e aqui estavam observando as diferentes técnicas. É uma forma de terem contato com outras formas, diferentes das quais estão acostumados. Um espaço como esse desperta a curiosidade”, destacou Rita.

No Museu do Doce, o casal Suelen Santos, advogada, e Rafael Nasser, professor, aproveitou para conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo Laboratório Aberto de Conservação e Restauro da UFPel. Atualmente, o grupo trabalha na recuperação de duas pinturas de grande porte do Museu Histórico Farroupilha, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado (saiba mais aqui). “É bom para conhecer esse restauro, que parecer ser bastante trabalhoso”, observou ele. “Nos explicaram tudo de forma detalhada, inclusive como utilizam instrumentos como bisturi”, admirou-se ela.

Oficina de OrigamiAinda no Museu do Doce, crianças e senhoras ocupavam a mesma mesa para aprender como fazer pelotinas, aqueles papéis cheios de detalhes que adornavam os doces pelotenses antigamente. Glaber Freitas, aposentada, ficou curiosa e convidou as amigas para vir à oficina. “É um trabalho interessante, de muita delicadeza e dedicação. É até uma terapia”, disse. A amiga Juceleni Malheiros, também aposentada, aprovou o resultado. “É uma obra de arte. Acho ótimo, para manter a tradição e a história”, disse.

Programação cheia de cultura e leveza
De acordo com a coordenadora de Patrimônio Cultural e Comunidade da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), Silvana Bojanoski, a Primavera dos Museus tem a característica da leveza da entrada da estação. “Tem o renascimento e a mudança que a primavera nos inspira”, disse.

Oficina de pelotinasNa programação, estiveram atrações como a Campanha “Por Dentro dos Museus” – que mostrou as pessoas que trabalham nesses locais – e a Campanha “Você no Museu” – que mostrou fotos e depoimentos de visitantes – desde crianças até uma idosa de cem anos. Houve também a Campanha “Vista a Camiseta dos Museus”, na qual o público podia levar sua camiseta e recebê-la de volta com a estampa de um dos museus da UFPel ou da Rede de Museus. Foram 170 peças serigrafadas.

No MALG, as atividades contaram ainda com lançamento de livro e visita guiada com a artista na Exposição Entre Mundos, de Lenora Rosenfield. A exposição poderá ser visitada até 20 de outubro, no horário normal do MALG – de terça a domingo, das 10h às 19h30min.

Visitantes no Laboratório AbertoNo Museu do Doce, tiveram lugar as exposições “Entre o Sal e o Açúcar: O Doce através dos Sentidos”, “Patrimônio Ponto a Ponto”, “Tradição e Comemoração na Feira Nacional do Doce” e “Doces e Sabores na Coleção de Rótulos do Museu do Doce”, que também ainda podem ser visitadas no horário normal de funcionamento do Museu do Doce.

No Museu Carlos Ritter, exposições em várias salas da nova sede do Museu, com destaque para o Painel das Aves, a Coleção de Borboletas de Ceslau Maria Biezanko e diorama com animais taxidermizados em um ecossistema de bioma Pampa. Elas também podem ser visitadas no horário normal de funcionamento do Museu. Também houve Oficina de Serigrafia, com impressão de imagem relacionada ao acervo do museu.

Oficina de Escrita com Bico de PenaA Primavera dos Museus contou, ainda com oficina de Escrita com Bico de Pena, promovida pelo grupo História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (HISALES) e Oficina de Fotografia do Patrimônio Cultural com o uso de smartphones.

Veja detalhes na página do evento no Facebook.