Conservatório terá 1º Encontro de Acordeonistas

A Associação Amigos do Conservatório de Música da UFPel promove o 1º Encontro de Acordeonistas, que será realizado dias 24 e 25 de outubro, no Conservatório. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do link https://docs.google.com/forms/d/1NoSAO5Qsj4R_eh1OxaviGtxPOc7WTUT-Lf11OJckEO0/edit . Organizado pelo acadêmico e professor de acordeon Vinícius Terres, tem como objetivo fomentar o estudo do instrumento, integrando alunos da Oficina de Acordeon do Conservatório e comunidade, bem como aperfeiçoamento técnico e interpretativo. Em sua primeira edição, o evento contará como ministrantes os acordeonistas Luciano Maia e Daniel Castilhos. Oficinas, palestras e recitais públicos fazem parte do Encontro.

Veja o cartaz em  Cartaz ENCONTRO DE ACORDEONISTAS  .

Luciano Maia – Instrumentista, cantor, compositor, natural de Pelotas/RS é um dos mais respeitados acordeonistas do sul do país na atualidade, com quase 20 anos de carreira possui doze discos lançados, tendo lançado neste ano os álbuns digitais Passagem e Cordeonita, um projeto especial destinado à formação de repertório para crianças.

Maia já esteve apresentando-se em importantes projetos musicais e festivais de jazz no Brasil e na Europa e atua frequentemente como solista em prestigiados concertos com especial destaque ao Concerto para acordeom de Radámes Gnattali que interpretou no programa da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro e da Orquestra Unisinos/Anchieta.

Reconhecido por sua atuação, Luciano Maia conquistou importantes prêmios do Rio Grande do Sul, entre os quais: 8 Prêmios Açorianos; Prêmio Vitor Mateus Teixeira e ainda indicação ao prêmio da música brasileira.

Daniel Castilhos  – Natural da cidade de Porto Alegre-RS, estudou acordeon com o professor Adriano Persch. Formado no Curso de Graduação em Música – Licenciatura – pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Participou de diversos cursos de Extensão em Música desenvolvidos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, como Tamburilando (arranjo na canção popular brasileira) ministrado por Felipe Azevedo e Introdução a Composição e Arranjo, com Tasso Bangel. Participou de Masterclasses e oficinas com importantes acordeonistas e instrumentistas renomados, tais como: Richard Gallianno (FRA), Denis Patkovic (ALE), Gorka Hermosa (ESP), André Mehmari (BRA) e Turi Collura (IT). Atualmente é professor de música no Centro Cultural 25 de Julho e no Clube do Professor Gaúcho, em Porto Alegre/RS.

Integrante do Quinteto Persch desde 2002, grupo de câmara formado apenas por acordeonistas, que realiza ativa produção de concertos e eventos por diversas cidades brasileiras. Em 2015, por conta do CD Brasileiríssimo, o grupo recebeu o Troféu do Prêmio Açorianos de Música, como melhor Arranjador, e no Gênero Erudito como melhor Disco, Instrumentista, Intérprete e Compositor. Em 2019, o grupo recebeu o Troféu do Prêmio Açorianos de Música, como melhor Instrumentista, pelo disco “Chiquinho & Radamés”. Foi um dos vencedores do Concurso Jovens Solistas SESI-FUNDARTE, em 2009, realizado pela Orquestra de Câmara FUNDARTE, prêmio que proporcionou ao músico atuar como solista frente à mesma nas cidades de Montenegro-RS, Cachoeira do Sul-RS, Quaraí-RS e Livramento-RS, dentro do projeto SESI Catedrais. Atuou, também, ao lado da Orquestra de Câmara da ULBRA, em Porto Alegre-RS, no ano de 2009 (Seleções do musical “Antônio Chimango”, de Arthur Barbosa com libreto adaptado de Alfeu Godinho).

Em 2016, junto a um quinteto de cordas formado por alunos da Escola de Música da OSPA, realizou em Porto Alegre/RS a premiere do Neotango Concerto, escrito pelo músico, professor e acordeonista espanhol Gorka Hermosa. Em Junho de 2019 realizou a premiere do Neotango Concerto, de Gorka Hermosa, com a Orquestra de Câmara da ULBRA e foi músico convidado pela Orquestra Sinfônica Villa-Lobos de SP para atuar no Cine Concerto “The Lord Of The Rings”, ao lado de 250 músicos no Auditório Araújo Vianna em Porto Alegre/RS.