Início do conteúdo

Primavera dos Museus tem oficinas, exposições e atrações variadas

cartaz Primavera dos MuseusOficina de Escrita com Bico de Pena, Oficina de Serigrafia inspirada na natureza e cosplay estão entre as atrações desta edição da Primavera dos Museus promovida pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A Rede de Museus da Instituição envolveu o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, o Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, o Museu do Doce e outros projetos em ações diversas e variadas para aproximar o público.

A Primavera dos Museus é um evento anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) no mês de setembro. O tema deste ano – “Museus por Dentro, Por Dentro dos Museus” – propõe mostrar os bastidores dos museus e como os trabalhos ali realizados resultam em um elo quase mágico entre o museu, o público e os bens culturais ali existentes. As atividades durante a semana estão nas redes sociais e também dentro dos museus, com o objetivo de trazer as pessoas para ver, sentir e conhecer o que se faz e o que tem dentro dos museus da UFPel.

Veja as novidades na página do evento no Facebook.

Programação:

cartaz campanha Por Dentro dos MuseusCampanha “Por Dentro dos Museus”
Tem como proposta mostrar as pessoas que trabalham nos museus da UFPel. As fotografias feitas pelo bolsista do curso de Jornalismo Roger Vilela, com arte da bolsista do curso de Design Bárbara Kurz, estão sendo divulgadas nas páginas e redes sociais no período de 23 a 28 de setembro.

Campanha “Você no Museu”
A proposta é dar visibilidade às pessoas que visitam os museus da UFPel. Para participar, basta enviar uma foto feita dentro de um dos museus da UFPel (Museu do Doce, Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter e MALG – Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo) ou em outro projeto ou acervo ligado à Rede de Museus da UFPel. As melhores fotos e depoimentos serão postados no site e redes sociais (Facebook e Instagram) da Rede de Museus e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. As fotos, com autorização para publicar, e um pequeno depoimento sobre a sua experiência e a importância dos museus para a cidade de Pelotas e região devem ser enviadas para o e-mail vocenomuseu2019@gmail.com.

Campanha “Vista a Camiseta dos Museus”
A proposta “Campanha Vista a Camiseta dos Museus” propõe estampar camisetas com as logos dos museus da UFPel (Museu do Doce, Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter e MALG – Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo) ou da Rede de Museus da UFPel. Para participar, basta entregar uma camiseta de cor clara no Museu Carlos Ritter entre os dias 23 e 27 de setembro e retirar no dia 28 (sábado). É preciso informar qual a logo de preferência, o nome e um telefone para contato.

cartaz cosplayProgramação do Museu de Artes Leopoldo Gotuzzo – MALG

Visita Guiada com a artista na Exposição Entre Mundos, de Lenora Rosenfield

Data: 28 de setembro
Horário: 10h30min
Obs.: A exposição poderá ser visitada de 19 de setembro a 20 de outubro no horário normal do MALG

Lançamento do livro “Lenora Rosenfield: itinerários”
Data: 28 de setembro
Horário: 11h30min

Cosplay: Gotuzzo
Performance nos jardins do MALG, com os alunos no Centro de Artes, sob a orientação da Prof. Nádia Senna.
Data: 28 de setembro
Horário: 14h

cartaz você no museuProgramação do Museu do Doce

Visitas às exposições do Museu do Doce

• Entre o Sal e o Açúcar: O Doce através dos Sentidos
• Patrimônio Ponto a Ponto
• Tradição e Comemoração na Feira Nacional do Doce
• Doces e Sabores na Coleção de Rótulos do Museu do Doce

As pelotinas do Museu do Doce
Exposição e confecção das pelotinas, feitas com técnicas de dobrar e recortar papéis, como as doceiras de pelotas faziam antigamente.
Data: 28 de setembro
Horário: 10h às 18h
Museu do Doce – Praça Coronel Pedro Osório, 8 – Centro – Pelotas
Obs.: Após esta data as exposições poderão ser visitadas no horário normal de funcionamento do Museu do Doce.

cartaz serigrafiaProgramação do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter
Exposições em várias salas da nova sede do Museu, com destaque para o Painel das Aves, a Coleção de Borboletas de Ceslau Maria Biezanko e diorama com animais taxidermizados em um ecossistema de bioma Pampa.

Origami no Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter
Oficina de origami nível básico ministrado por Isis Fófano. Serão dobrados modelos em papel com representações de animais e plantas para composição da decoração de natal do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter.
Data: 28 de agosto
Horário: manhã: 10h às 12h – tarde: 13h30min às 16h

Serigrafia no Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter
Oficina de serigrafia ministrada pela artista Paula Reisser do Ateliê Mácula, com a impressão de imagem relacionada ao acervo do museu. As impressões serão expostas em um varal.
Data: 28 de agosto
Horário: manhã: 10h às 12h
Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter – Praça Coronel Pedro Osório, 2 – Centro – Pelotas
Obs.: Após, as exposições poderão ser visitadas no horário normal de funcionamento do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter.

Outras atrações

cartaz escrita bico de penaEscrita com Bico de Pena

Atividade oferecida pelo centro de memória e pesquisa HISALES – História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares. Para participar não será exigido qualquer tipo de inscrição prévia, basta comparecer ao local.
Data: 28 de setembro
Horário: 11h às 17h
Local: pátio do Museu do Doce (Praça Cel. Pedro Osório, n° 8 – Centro – Pelotas)

Oficina de Fotografia do Patrimônio Cultural com o uso de smartphones
A oficina ministrada pelo Prof. Roberto Heiden tem como objetivo buscar estratégias para a divulgação e valorização do patrimônio cultural da cidade de Pelotas com o uso de smartphones. A proposta é demonstrar formas de explorar as potencialidades fotográficas deste tipo de equipamento, tanto em relação à busca de informações sobre o patrimônio, quanto por meio do seu registro fotográfico.
Durante a oficina serão realizadas fotografias do centro histórico da cidade, as quais são posteriormente tratadas visualmente com recursos disponíveis no próprio smartphone. Ao fim, os participantes serão estimulados a divulgarem o conteúdo produzido durante o encontro nas redes sociais.

cartaz camisetasInscrições: esgotadas
Local de encontro: Museu do Doce – Praça Cel. Pedro Osório, 8.
Data: 28 de setembro
Horário: 14h às 17h