Palestra do PROBEN é proferida na Prefeitura Municipal de Pelotas

A Universidade Federal de Pelotas desenvolve, sob a coordenação do Laboratório de Conforto e Eficiência Energética (LABCEE) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, um programa institucional que visa implementar o bom uso da energia elétrica na instituição, o PROBEN (Programa de Bom Uso Energético). Tendo iniciado em 2006 o PROBEN completou, neste mês de agosto, treze anos de atividades, e possibilitou à UFPel a economia de mais de 7,3 milhões de reais, com ações administrativas, técnicas e de conscientização da comunidade universitária. Dentre os objetivos do programa se inclui a difusão do conhecimento e a experiência obtida ao longo deste tempo também para fora das fronteiras da universidade.

No dia 30 de agosto passado o PROBEN foi apresentado aos servidores da Prefeitura Municipal de Pelotas, dentro da campanha intitulada “É da Minha Conta”, programa que busca o compartilhamento de ideias inovadoras com o objetivo de economizar recursos públicos e tornar permanente a mudança de hábitos nas repartições públicas. O professor Antonio César S. B. da Silva, coordenador do LABCEE, e o técnico administrativo Antônio Carlos de Freitas Cleff, apresentaram as ações e resultados do programa a mais de 70 líderes de prédios, envolvidos na campanha. Eles salientaram a importância da organização das informações sobre os diversos pontos de consumo da instituição, de modo a caracterizar o perfil de consumo e buscar as melhores condições de intervenção em cada local.

O professor Antonio César salientou o lançamento, em 2014, do PROBEN Educação, programa inserido no PROBEN que busca a participação da comunidade universitária na redução do consumo de energia através do uso consciente da energia. Como diferencial em relação a outros programas semelhantes o PROBEN Educação propõe o retorno de parte dos recursos economizados às unidades, para utilização na aquisição de equipamentos ou material de consumo, necessários para o desenvolvimento de suas atividades. Até o ano de 2018 a UFPel economizou, com esta ação, cerca de R$ 350 mil reais, e uma parte considerável destes recursos foram redistribuídos a diversas unidades acadêmicas.

A campanha “É da Minha Conta”, da Prefeitura Municipal de Pelotas, funciona de modo semelhante, pois premiará com recursos financeiros os três prédios que mais economizarem energia percentualmente, além de premiar individualmente os servidores que propuserem as melhores ideias.
A prefeita Paula Mascarenhas reforçou, durante o evento, a importância de conhecer e difundir as boas práticas nesta área, executadas por outros órgãos públicos, como as desenvolvidas na UFPel.

Durante o evento foi entregue a prefeita Paula Mascarenhas o material de divulgação do PROBEN na universidade além de uma publicação, o “Guia Prático de Eficiência Energética”, elaborado pelo LABCEE, e que reuniu a experiência do projeto de etiquetagem do bloco B da Esplanada dos Ministérios, que abrigava o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Ministério da Cultura, dentro das ações coordenadas pela Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A UFPel, dentro das atividades de extensão do PROBEN, continuará apoiando as ações do “É da Minha Conta” buscando, em conjunto com os servidores da prefeitura envolvidos no processo, outros meios de reduzir os custos da energia elétrica do município, para que os recursos possam ser utilizados em ações voltadas ao benefício da população.

Publicado em 18/09/2019, na categoria Notícias.