Projeto de Geração de Renda para alunos tem balanço positivo

A Prae,  Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, desenvolve, desde 2017, o projeto de geração de renda e permanência dos alunos na Universidade. Isto se dá com oficinas de artesanatos, que se realizam na sala 211 do campus 2, localizado na Barroso, 1202.  A realização se dá através de minicursos, que são previamente divulgados pelo sitio oficial da UFPel.

A bolsista Jociana Rommel, acadêmica de Artes Visuais, monitora do projeto, esclarece que os cursos não pretendem formar mão de obra  para um mercado de trabalho específico  e sim auxiliar os alunos na possibilidade de obter uma renda, como também uma socialização. Os cursos são simples e rápidos, direcionados a acadêmicos que precisem de renda para custear passagens de ônibus, livros, cópias, entre outros gastos.

Desde o inicio já se inscreveram 540 alunos e foram atendidos 156 pelas oficinas, nas quais  foram realizados cursos de tricô, crochê, bordado com pedrarias, encadernação, introdução à arte com feltro, confecção de roupas para cães, patchworks embutidos, design de sobrancelhas, bonecas 3D em EVA, bordado livre, decoração natalina em feltro, cachecol e  boneca de pano.

As turmas são formadas por aproximadamente 10 alunos, os cursos tem planejamento determinado e parte do material também é fornecido, uma vez que são angariados por doações. A venda desses produtos acontecem nas feiras realizadas dentro da Universidade, bem como externamente, através de parceria com a Prefeitura de Pelotas. Os valores são totalmente revertidos para os alunos.

A produção realizada no projeto também pode ser vista na página do facebook UNIARTES- grupos de artesãos da UFPel ou no sítio da Prae-ateliê livre.