Exposição “Vidas de Professoras” pode ser visitada no Hisales

Coordenadoras mostram material em exposiçãoQue recordações você guarda da sua professora? Além da orientação nas primeiras descobertas, certamente estão lá os jogos didáticos, os diários de classe, as folhas mimeografadas e outras tantas que talvez nem chegassem à percepção dos alunos. Elementos afetivos e funcionais que perpassam a vida docente estão em exposição na sala do grupo História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (Hisales) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A mostra “Vidas de Professoras” apresenta um conjunto de materiais representativos da trajetória profissional de professoras, como documentos, livros, revistas, cadernos, planos de aula, materiais didático-pedagógicos, objetos e fotografias. Os itens expostos revelam aspectos da carreira e do trabalho docente, de outrora aos dias atuais.

Acervo em exposiçãoDentre as peças em exposição, estão livros produzidos por professoras gaúchas entre 1940 e 1980 e itens da chamada “Escola Normal” – formação docente no século 19 –, como manuais, cadernos e diploma. Anotações de vencimentos (remuneração), legislação e diários de classe também compõem a mostra.

Visitação
A exposição “Vidas de Professoras” pode ser conferida até outubro. O Hisales fica no Campus 2 (Rua Almirante Barroso, 1.202) – na área do jardim -, e pode ser visitado de segundas a sextas-feiras, das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h30min. O agendamento é solicitado apenas para as visitas em grupo com mais de cinco pessoas. Contato pode ser feito pelo e-mail grupohisales@gmail.com.

HectógrafoHistória da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares
O Hisales é um centro de memória e pesquisa, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFPel. O grupo trabalha com três eixos: “Estudos sobre História da Alfabetização e da Escolarização”, “Pesquisas sobre Práticas Escolares e Não-Escolares de Leitura e Escrita” e “Livros Escolares Produzidos no Rio Grande do Sul”.

Além da investigação, o Hisales tem como um de seus objetivos fundamentais constituir acervos para manutenção da história e da memória da alfabetização. O grupo possui os acervos “Cadernos de Alunos de Ciclo de Alfabetização e Outras Séries”, “Cadernos de Planejamento (Diários de Classe) de Professoras”, “Livros para o Ensino da Leitura e da Escrita Nacionais e Estrangeiros”, “Livros Didáticos Produzidos no Rio Grande do Sul entre 1940 e 1980”, “Materiais Didático-Pedagógicos” e “Escritas Pessoais e Familiares”.

Doações
O Hisales aceita doações de materiais de todas as épocas e em qualquer estado de conservação relacionados aos acervos. As doações podem ser feitas aos integrantes do grupo, na sala do Hisales, ou por contato através de e-mail (grupohisales@gmail.com) ou Facebook.

Material em exposição

Publicado em 16/09/2019, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Comunidade, Educação, Exposição, Hisales, leitura, Licenciaturas, Mostra, Pedagogia.