UFPel realiza segunda Formatura Institucional

Mesa de autoridadesDivididos em três cerimônias, 152 formandos de 50 cursos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) receberam seus diplomas neste sábado (31). A Instituição realizou, no recém-reformado Auditório Wilson de Oliveira, na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, no Campus Capão do Leão, a segunda das suas formaturas institucionais, em uma proposta inclusiva e igualitária que oportuniza aos estudantes a colação de grau custeada pela própria Universidade.

Para o pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFPel, Mario Renato Azevedo Júnior, a formatura institucional se configura num importante avanço em termos de uma Universidade inclusiva. De acordo com ele, a UFPel, nos últimos anos, se tornou mais democrática no seu acesso e tem se esforçado muito para garantir as melhores condições de permanência aos seus estudantes. “Faltava poder oportunizar a alegria do ‘último ato’: a formatura. Tem sido muito gratificante poder compartilhar desse momento com nossos alunos e seus familiares, sendo que muitos, sem essa possibilidade, não teriam recursos para arcar com uma colação de grau externa”.

FormandosA formatura institucional foi aprovada em maio de 2018 e a primeira solenidade ocorreu em janeiro de 2019. Com a medida, todas as turmas que ingressarem na UFPel após o início desse modelo realizarão suas colações de grau neste formato. No entanto, para as turmas que já estão em curso, serão oferecidas as cerimônias de forma optativa, para aqueles estudantes que não desejem aderir às formaturas externas ou às colações de gabinete.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) deve publicar semana que vem o próximo Edital, relativo à formatura de 2019-2.

Assista
A Empresa responsável pela formatura institucional fez a transmissão das cerimônias de colação de grau. Veja aqui.