Núcleo de Máquinas Agrícolas obtém a segunda Carta Patente

O Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas (NIMEq), da Universidade Federal de Pelotas, obteve sua segunda Patente de Invenção, concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A Carta foi concedida ao equipamento Dosador de palhetas com duas saídas de material, fruto da dissertação de mestrado da engenheira agrícola Márcia Beatriz Silva Vasconcelos, orientada pelo professor Ângelo Vieira dos Reis, do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar.

A primeira Carta Patente foi obtida em setembro de 2018, para um “Debulhador manual de milho verde”, fruto dos esforços da equipe do NIMEq em atender às demandas da agricultura familiar da região de Pelotas.

Outros sete pedidos foram depositados no Inpi, decorrentes de teses e dissertações orientadas por professores do NIMEq. Os pedidos referem-se a uma semeadora acionada por trator de duas rodas ou animal de tração; duas delas referentes a dispositivos para linha de adubação e semeadura de semeadoras; uma ferramenta para auxiliar na calibração de pulverizadores costais e de barras; um dispositivo para ensaio de ferramentas de mobilização do solo; uma máquina para tratamentos culturais que utiliza calor para combater as plantas espontâneas nas entrelinhas da lavoura e uma arrancadora de tubérculos. Além desses já estão tramitando na UFPel os pedidos de outras quatro patentes, todas de equipamentos agrícolas.

Conforme o professor Ângelo, a transferência das tecnologias geradas para empresas vem sendo uma meta constante da equipe do NIMEq, para que o ciclo de projeto se complete e os problemas identificados se transformem em produtos comercializáveis capazes de auxiliar na rotina de trabalho dos trabalhadores rurais. “Nesse sentido, duas das invenções tratando de máquina e dispositivo para semeadura com pedido de proteção no INPI já foram customizadas para que fossem empregadas no âmbito do convênio do NIMEq com Embrapa Caprinos e Ovinos em Sobral, Ceará. Os equipamentos estão sendo utilizados em Sistemas Agrossilvopastoris para o Semiárido em unidades familiares de produção do Bioma Caatinga”, conta o docente.

Sobre o NIMEq

O Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas (https://wp.ufpel.edu.br/nimeq/) foi criado em 2013 pela equipe de professores da área de máquinas agrícolas da Faculdade Agronomia Eliseu Maciel (Faem) da UFPel. O objetivo principal do NIMEq é qualificar as atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito das máquinas agrícolas por meio da racionalização da utilização de recursos humanos e materiais. Atualmente é composto por seis professores, dois técnicos, dez doutorandos e quatro mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar da Faem (https://wp.ufpel.edu.br/spaf/) e sete bolsistas de iniciação científica. O NIMEq participa anualmente da organização do Prêmio Afubra/Nimeq de Inovação Tecnológica em Máquinas para Agricultura Familiar concedido durante a Expoagro/Afubra em Rio Pardo, RS.