UFPel realiza três debates sobre o Future-se

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) definiu a agenda de debates sobre o Future-se, programa do Governo Federal para as Instituições Federais de Ensino Superior. O primeiro ocorre na segunda-feira, dia 9 de setembro, às 19h, no auditório da Faculdade de Direito, e já tem as participações confirmadas do reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, e da professora da UFPel Fabiane Tejada. A abertura será do reitor da UFPel, Pedro Hallal e a mediação estará a cargo da servidora técnico-administrativa Morgana Riva.

Outros dois debates estão programados. O próximo será no dia 23 de setembro, às 15h, no Anglo (ou Campus 2, em caso de chuva). Já estão confirmadas as presenças do ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, e do professor da UFPel Marcelo Passos. O terceiro debate será no dia 16 de outubro, às 10h, no auditório da FAEM, no Campus Capão do Leão, com palestrantes a confirmar.

Os debates subsidiarão a comunidade para o plebiscito que será realizado neste semestre sobre o tema, da adesão ou não da UFPel ao Future-se.

Agende-se

9 de setembro – 19h
Auditório da Faculdade de Direito
Abertura: Reitor Pedro Hallal
Mediação: Morgana Riva
Debatedores:
Ricardo Marcelo Fonseca
Reitor da UFPR. Professor Associado IV do Departamento de Direito Privado da UFPR. Foi membro do Comitê de Assessoramento de Área no CNPq (Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Relações Internacionais e Direito) e diretor do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR entre 2008 e 2016.
Fabiane Tejada
É professora Adjunto IV da UFPel no Centro de Artes. Foi pró-reitora de Graduação da UFPel de janeiro a dezembro de 2013. Foi coordenadora do PIBID/CAPES Teatro – UFPel e em 2015 foi Gestora de Projetos Educacionais do PIBID/CAPES/UFPel. Presidiu a Associação dos Docentes da UFPel (Biênio 2017-2019).

23 de setembro – 15h
Espaço Aberto do Campus Anglo (ou Campus 2, em caso de chuva)
Debatedores:
Roberto Leher
Ex-Reitor – UFRJ (2015-2019). Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ na linha Políticas e Instituições Educacionais
Marcelo Passos
Professor adjunto do Departamento de Economia e do Mestrado em Organizações e Mercados/Economia Aplicada do Instituto de Ciências Humanas da UFPel. Foi professor assistente no Departamento de Economia da UFPR (2002-2003) e tem experiência como analista econômico-financeiro de projetos de investimento no BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (Curitiba, 2006-2008).

16 de outubro – 10h
Auditório da Faculdade de Agronomia – Campus Capão do Leão