Versão impressa dos Cadernos do Choro é lançada em Pelotas

Lançamento do Livro no Centro de Artes.Durante o 29º Congresso da Anppom (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música), realizado na semana passada em Pelotas, o Clube do Choro de Pelotas promoveu o lançamento do livro Cadernos do Choro de Pelotas. Segundo Rafael Velloso, professor do curso de Música Popular da UFPel e coordenador do projeto, o livro foi muito bem recebido pelo público, que lotou o Auditório 2 do Centro de Artes da Universidade, na noite do dia 28 de agosto.

O Caderno, que teve sua primeira edição digital, em 2017, de forma piloto, ganhou em 2018 sua edição física, impressa pela editora da UFPel, um trabalho colaborativo, feito a partir dos projetos de ensino, pesquisa e extensão promovidos pelo Núcleo de Música Popular da Universidade Federal de Pelotas em parceria com o Clube do Choro.

O conteúdo do livro foi feito por oito compositores da cidade que se dedicaram ao gênero, que são Julinho do Cavaco, Paulinho Martins, Raul D’ávila, Germano Pinho, Possidônio Tavares, Aloyn Soares, Toinha e Avendano Jr. Na obra há 11 composições desses artistas. Três deles estiveram na noite de lançamento e tocaram na apresentação algumas canções que fazem parte do livro.

A noite também foi marcada pela participação do cavaquinista e compositor carioca Henrique Cazes, professor do curso de Bacharelado em Cavaquinho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O livro pode ser adquirido por meio do Facebook do Clube do Choro, no valor de R$ 25,00. Acesse  https://www.facebook.com/pg/Clube-Do-Choro-De-Pelotas-869243376466066/shop/?rid=869243376466066&rt=39 .

Além do lançamento do livro, o Clube do Choro, em parceria com o curso de Música do Centro de Artes da UFPel, está convidando a comunidade a participar da recuperação da memória do choro em Pelotas, através do “Acervo do Choro de Pelotas”. O acervo é uma ação colaborativa de pesquisa de documentos históricos vinculados a esta música produzida na cidade, em forma de fotos, partituras, gravações ou relatos.

Para colaborar, entre em contato com choropelotas@gmail.com ou pelo telefone (53) 32843113.