Professor da UFPel é eleito diretor de Educação de Fórum Pan-Americano

O professor do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas, William Peres, é o novo diretor de Educação do Fórum Farmacêutico das Américas. A nova diretoria foi eleita na última quinta-feira (29), na cidade de Montevidéu, na sede da Associação de Química e Farmácia do Uruguai.

A organização farmacêutica foi criada em 30 de junho de 1999 pela Federação Pan-Americana de Farmácia e pela Organização Pan-Americana da Saúde, com o apoio da Federação Internacional de Farmacêutica e tem como objetivo fortalecer a profissão farmacêutica em região das Américas por meio da promoção e apoio do diálogo e da cooperação técnica. Entre as ações, melhorar a prática profissional da educação em farmácia e farmacêutica, executar projetos relacionados à prática profissional de educação na área, integrar as políticas da Federação Farmacêutica Internacional e da Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde e preparar e divulgar declarações e documentos técnicos que apoiem as políticas definidas pelas organizações farmacêuticas regionais.

De acordo com Peres, entre as principais metas de sua gestão no Fórum estão a integração entre as instituições e a Universidade com o objetivo de qualificar a formação farmacêutica e a luta para que o ensino de Farmácia seja obrigatoriamente presencial.

Além do professor da UFPel, a diretoria do Fórum também contará com outros representantes:
Presidente: Dr. Eduardo Savio – Uruguai
Vice-presidente: Dra. Magaly Rodríguez Bittner – Estados Unidos
Tesoureiro: Dra. Yolanda Zapata – Equador
Diretor de Prática Farmacêutica – Dra Nuria Montero – Costa Rica

William Peres

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Católica de Pelotas e doutorado em Ciências Biológicas – Universidade de León / Espanha. Realizou estágio de Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica, na área de Neurobiologia do Estresse na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
É professor adjunto do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas. Atualmente ministra as disciplinas de Bioquímica I no Curso de Medicina, Bioquímica II no Curso de Medicina Veterinária e Deontologia e Legislação Farmacêutica no Curso de Farmácia da UFPel. Também, é orientador dos Programas de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia Agroindustrial e pesquisador do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Clínica de Pequenos Animais da Universidade Federal de Pelotas.
No ano de 2015, recebe o título de Cidadão Pelotense concedido pela Câmara Municipal de Pelotas. É autor de livros, artigos científicos e palestrante convidado de diversos eventos nacionais e internacionais nas áreas de: estresse oxidativo, envelhecimento e diabetes.

Publicado em 02/09/2019, na categoria Notícias.