UFPel recebe Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós em Música

cartazA Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sedia, de 26 a 30 de agosto, o 29º Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). O evento terá uma vasta programação, que inclui conferência, mesas-redondas, comunicações de trabalhos, lançamento de livros, concertos e outras atrações. O tema desta edição do evento é “Música e Interculturalidade”. As atividades serão realizadas no Centro de Artes da UFPel (Rua Álvaro Chaves, 65).

Há 15 anos o evento não vinha ao Rio Grande do Sul. Será a primeira vez em Pelotas. Estão sendo esperadas mais de 400 pessoas, de todas as partes do país e ainda da Itália, Portugal e Argentina.

Foram aprovadas para o evento 339 comunicações nas diversas subáreas e 24 comunicações-recital e comunicações-difusão – modalidades que congregam pesquisa e apresentação artística. São produções enviadas por alunos de pós-graduação em música, orientadores de pesquisas, instrumentistas, compositores e pesquisadores. Também será concedido pela primeira vez o Prêmio ANPPOM de Produção Bibliográfica, no qual estão concorrendo 12 teses e nove dissertações. Os vencedores serão anunciados durante o evento.

Estão agendados lançamentos de oito livros – o maior volume registrado até então no Congresso da ANPPOM – e há três anos não havia um número tão alto de submissão de trabalhos.

O coordenador geral do evento e professor da UFPel, Luiz Guilherme Goldberg, ressalta que o encontro, que congrega quem produz conhecimento em música em todas as suas áreas, tem uma programação que valoriza a diversidade cultural na região e no país. Por exemplo, a Mesa Temática 1, sobre Música e Interculturalidade, reúne pesquisadoras de expressão nas várias tradições culturais brasileiras. Na Mesa 3, estarão presentes também a Rainha Guinga Francisca Dias e a Mestra Indígena Kaingang Iracema Rã-Nga Nascimento, para falar sobre saberes musicais indígenas e quilombolas no Rio Grande do Sul. “Dentro do possível todos estão tendo voz para mostrar seus saberes musicais”, destaca o organizador.

A conferência de abertura será no dia 26, às 14h, no Auditório 2 do Centro de Artes, com o professor Dario Peluso, da Itália. Dentre as mesas temáticas estão ainda temas como Saúde Integral do Músico e Cognição Musical na Pesquisa e no Ensino da Música.

As comunicações orais versam sobre temas como Composição, Educação Musical, Etnomusicologia, Música e Interfaces, Música Popular, Musicologia e Estética, Performance, Sonologia, e Teoria e Análise Musical.

As comunicações simpósios tratam de Acervos Musicais Brasileiros; Música e Gênero: Reflexões sobre Processos e Práticas na Produção Sonora de Mulheres; Ciências Musicais – Borrando Fronteiras Disciplinares; A Improvisação Musical em seus Múltiplos Aspectos; Rotas Musicais – A História da Música no Brasil, em Portugal e Além; Semiótica Musical: Novas Fronteiras; Cognição Incorporada e Criação Musical; Composição e Performance: o Fazer Musical Conjunto; Panorama da Pesquisa Sobre Violão no Brasil e Processos Criativos em Música Popular.

Ensaio do grupo da peça O Cuspo do DiaboConcertos e Momentos Musicais
Os concertos e momentos musicais são abertos ao público e gratuitos, sempre no Auditório 2 do Centro de Artes (Rua Álvaro Chaves, 65). Dentre as atrações, está a Peça Fantástica em três quadros “O Cuspo do Diabo” (1927). Serão 70 pessoas em cena, entre coro, orquestra e bailado.

Segunda-feira, 26 de agosto
19h30min
Recepção cultural – Kako Xavier e a Tamborada

Terça-feira, 27 de agosto
19h30min – 21h
Concerto 1 Parte 1 – A Música a Quatro mãos de Thiago Colombo – com Camilo da Rosa Simões e Thiago Colombo
Parte 2 – Peça fantástica em 3 quadros “O Cuspo do Diabo” (1927), Antenor de Oliveira Monteiro (1872-1948)

Quarta-feira, 28 de agosto
20h30min – 21h30min
Confraternização Parte 1 – Clube do Choro de Pelotas – Show de lançamento do Livro Caderno do Choro de Pelotas
Parte 2 – Quinteto MAGA

Quinta-feira, 29 de agosto
19h30min – 21h
Concerto 2 – PEPEU – Programa de Extensão em Percussão da UFPel

Acompanhe
Saiba mais sobre o evento e veja a programação detalhada no site da ANPPOM ou no Facebook do Congresso.