Início do conteúdo

UFPel terá vacinação contra o sarampo

A Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida (CSQV) informa à comunidade universitária sobre a imunização, orientações contra o Sarampo e atualização das carteiras de vacinas na UFPel. Podem se vacinar estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos e trabalhadores terceirizados.

O Ministério da Saúde divulgou um alerta sobre o aumento do surgimento de casos de sarampo em alguns estados brasileiros. Atualmente, 53 cidades em quatro estados brasileiros – São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná – se mantém com surto ativo.

O Sarampo é uma doença viral grave, e pode ter complicações sérias para a saúde, porém é facilmente evitada através da vacina.

No RS a orientação é para que se realizem campanhas para orientação e revisão das carteiras de vacinas, além da oferta das vacinas previstas no calendário nacional de vacinação, disponíveis nas unidades básicas de saúde dos municípios.

“A CSQV entende que além da revisão das carteiras, é importante a oferta de doses à comunidade da UFPel, dado que recebemos um público proveniente de diversas localidades onde pode haver circulação da doença. Destacamos que a vacina tríplice viral é o principal meio de prevenção de sarampo, caxumba e rubéola. As doses serão fornecidas pela Secretaria de Saúde  de Pelotas em parceria com a CSQV”, informa a Coordenação.

O setor também orienta aos pais, mães e responsáveis que vão viajar com os filhos de seis meses a menores de um ano de idade para os municípios em situação de surto ativo do sarampo no país. A recomendação é que essas crianças sejam vacinadas com a tríplice viral pelo menos 15 dias antes da viagem. Além de proteger a criança, a medida contribui para interromper a cadeia de transmissão do vírus do sarampo no país.

OBS: É necessário trazer a carteira de vacinas e um documento de identificação.

Quem deve receber a vacina:

Adultos não vacinados: Até 29 anos – 2 doses

De 30 a 49 anos – 1 dose

O Calendário para a prevenção do sarampo na UFPel é o seguinte: 

CAMPUS ANGLO – Perícia Médica, sala 210

Dia 20 de agosto, terça-feira das 9:00h às 17:00h

Dia 27 de agosto, terça-feira das 9:00h às 17:00h

CAMPUS CAPÃO DO LEÃO – Posto Médico

Dia 22 de agosto, quinta-feira das 09:00h às 17:00h

Dia 29 de agosto, quinta-feira das 09:00h às 17:00h

Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail csqv@ufpel.edu.br  ou pelo telefone (53) 32843981.

Outras  informações sobre o sarampo podem ser acessadas nos links abaixo.

http://www.saude.gov.br/sarampo

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-49346963

http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2019-08/ministerio-distribui-mais-de-16-milhoes-de-doses-da-triplice-viral