UFPel é a segunda universidade gaúcha que mais aprovou projetos em edital da FAPERGS

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) divulgou o resultado final dos projetos aprovados no Edital Auxílio Recém-Doutor (ARD) de 2019. Dentre os 150 projetos selecionados no Estado, 16 são de professores pesquisadores da UFPel, sendo a segunda instituição em número de aprovações juntamente com a UFSM.

O edital ARD 2019 visa apoiar projetos de pesquisa de recém-doutores, cuja titulação tenha sido obtida a partir de 1º de janeiro de 2015, viabilizando as condições necessárias para o desenvolvimento de pesquisa em ciência, tecnologia ou inovação em instituições científicas e tecnológicas (ICTs) públicas ou privadas, sem fins lucrativos, sediadas no estado do Rio Grande do Sul.

Para o coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Marcos Britto, a importância deste resultado está no fomento de projetos de jovens pesquisadores, tendo em vista a dificuldade que eles encontram em conseguir o apoio por editais convencionais, nos quais a concorrência é grande. “Eles acabam não tendo muitas oportunidades de apoio ao concorrerem com pesquisadores que trabalham a mais tempo. Este edital estratégico serve de estímulo e apoio a estes pesquisadores”, explica.

O projeto do professor Bruno Müller Vieira intitulado “Produção de biocombustíveis a partir de subprodutos da indústria alimentícia” foi um dos contemplados no edital. A pesquisa está sendo realizada no Laboratório de Engenharia Ambiental e Energia do Centro de Engenharias e contou com a colaboração dos alunos de iniciação científica, do aluno de mestrado Vitor Lourenço e também dos professores Willian Nadaleti e Diuliana Leandro. O objetivo é a produção de biocombustíveis que tenham como matéria-prima os resíduos e efluentes gerados em processos industriais, a fim de determinar o potencial de geração de bioenergia do setor alimentício no Rio Grande do Sul.

Para o professor a aprovação do projeto é fundamental para melhoraria da qualidade e a eficácia da educação e da pesquisa científica. Além disso, com a aprovação, pretende-se destacar e inspirar mudanças positivas, impulsionando o aprendizado dos alunos do Centro de Engenharias. “A aprovação do edital ARD da Fapergs é fundamental para que possamos dar continuidade ao projeto e é um estímulo aos professores recém doutores que estão começando a desenvolver suas pesquisas na instituição”, comemora.

Os pesquisadores da UFPel contemplados foram:

Bruno dos Santos Pastoriza

Bruno Müller Vieira

Bruno Pereira Nunes

Carla de Andrade Hartwig

Daniel Munari Vilchez Palomino

Daniela Hartwig de Oliveira

Francisco Wilker Mustafa Gomes Muniz

Giusepe Stefanello

Josiane Gisela Franken Corrêa

Mariana Härter Remião

Paola Bruno Arab

Ricardo Scherer Pohndorf

Rosana Colussi

Ruth da Silva Brum

Tamara Leitzke Caldeira

Thaís Larré Oliveira

Publicado em 12/08/2019, na categoria Notícias.