“Para Perceber a Mim Mesmo (a)” será tema de encontro do Núcleo Psicopedagógico de Apoio ao Discente

O Núcleo Psicopedagógico de Apoio ao Discente (NUPADI), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Pelotas (PRAE/UFPel), promove, para os estudantes, a roda de conversa “Para Perceber a Mim Mesmo (a)”. O encontro vai ser no dia 21, às 16h, no Campus 2 (Rua Almirante Barroso, 1.202), sala 211. Não há necessidade de inscrição.

A coordenadora da atividade, enfermeira Renata Carpena Schramm, explica que a roda de conversa tem o objetivo de trazer reflexões para mitigar o sofrimento provocado pelas adversidades do dia a dia, compreender a vitimização – que pode ser tendenciosa -, buscar ajuda mútua para respirar fundo e olhar para as situações adversas como uma oportunidade de melhorar, crescer e seguir adiante. “Vocês não estão sozinhos. Não desistimos de motivá-los a procurar saídas e soluções oportunas para suas dificuldades cotidianas. Nada de desanimar, de desistir ou de se sentir impotente ou perdedor: acredite, as interpretações que você faz dos acontecimentos dependem da sua percepção. Em especial, da sua autopercepção”, diz aos estudantes.

As atividades deste semestre serão iniciadas com a roda de conversa, com direito a chá e bolachas, que antecederá as atividades semanais de grupo. O tema “A Percepção de Mim Mesmo(a)” deverá proporcionar ao grupo um diálogo aberto sobre a relevância do impacto do autoconhecimento e das autopercepções, em geral, na autoestima, bem como a difusão de técnicas que poderão levar ao seu incremento.