Solenidade nomeará o Auditório Acadêmico como Andrew Valadão

Andrew ValadãoDedicado, envolvido e altruísta. Assim é lembrado o estudante de Gestão Pública Andrew Andrade Valadão, que dará nome ao Auditório Acadêmico do Campus Anglo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O universitário, figura ativa do movimento estudantil, faleceu em janeiro, aos 27 anos. A solenidade está marcada para esta segunda-feira (5), às 15h, no espaço, que fica no quarto andar.

Para a amiga Laura Moschoutis, estudante de Design Gráfico, mais do que uma referência a Andrew, a homenagem reforça a importância do movimento estudantil na UFPel. “Ele fez disso a vida dele”, conta.

Coordenador-geral do Diretório Central de Estudantes (DCE) nos anos de 2013 e 2014, Andrew Valadão foi membro do Conselho Universitário (CONSUN) em 2013 e do Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE) em 2014. Foi proponente da criação do Conselho de Planejamento da UFPel e participou de importantes conquistas relativas ao transporte de apoio, moradia estudantil e restaurantes universitários.

O estudante ingressou na UFPel no curso de Economia, tendo depois de um tempo optado pela Gestão Pública. Precisou interromper por duas vezes sua trajetória de estudante, para o tratamento do câncer. “Ele era uma pessoa muito carismática, que ‘enchia a sala’. Muito parceiro de todos. Todo mundo se envolveu com ele. A luta coletiva se transformou em dor coletiva”, contou Laura.

Andrew Valadão fala aos estudantes com megafoneAndrew protagonizou pautas como o RU do Campus Anglo, a nova Casa do Estudante e o transporte para o Capão do Leão – necessidades das quais não era direto beneficiário. “Ele não usava ônibus nem o RU, porque morava perto. Não tinha aulas no Capão do Leão. Ele se envolvida porque sentia que precisava ajudar. Ele lutava para todo mundo”, lembra.

Publicado em 02/08/2019, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags auditório, Estudantes, Gestão, Homenagem.