UFPel promove oficina sobre o Cientum

Ferramenta permite analisar dados sobre os Programas de Pós-Graduação a fim de qualificar os seus indicadores e avançar nas avaliações

A Universidade Federal de Pelotas, através da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), oferece há dois anos oficina sobre a utilização do Cientum, ferramenta que permite a visualização dos dados dos Programas de Pós-Graduação, permitindo aos usuários e, particularmente, aos gestores a análise com o objetivo de qualificar as ações e melhorar os indicadores. Cerca de 40 coordenadores e representantes dos programas de Pós-Graduação da UFPel participaram da edição que ocorreu nos dias 18 e 19.

O Cientum é um sistema de gestão de pesquisadores desenvolvido pela empresa graduada na Conectar – Incubadora de Base tecnológica da UFPel, a Indeorum. A startup é criadora de sistemas que objetivam dar suporte à tomada de decisões e à alocação de recursos nas instituições de ensino superior. O Cientum congrega dados das plataformas Sucupira e Lattes.

O coordenador de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), Rafael Vetromille-Castro, explica que o sistema funciona como apoio ao processo de acompanhamento da produção científica nas instituições, auxiliando na condução de decisões e alocação de recursos. É possível comparar dados com outros programas e prospectar docentes da UFPel e de outras instituições que possam contribuir com as ações desenvolvidas. “É uma ação da Pró-Reitoria para dar um suporte aos programas que terão em seguida as reuniões de avaliação de meio termo da CAPES”, informa.

A Indeorum, que é gerida por três egressos do curso de Ciência da Computação, tem realizado um trabalho em conjunto com a Universidade com o objetivo de permitir que os coordenadores de pós-graduação sejam “Data-Drive”. Glauco Munsberg explica que a partir da oficina “em minutos eles conseguem analisar centenas de pesquisadores, produções e orientações para tomar decisões. Fica fácil acompanhar a evolução dos pesquisadores e não ter surpresas sobre o que ocorrerá na avaliação de meio termo da CAPES”, afirma.

Publicado em 25/07/2019, na categoria Notícias.