Edição 14 do Poder Escolar será realizada em setembro

De 23 a 26 de setembro, no auditório do Colégio Pelotense, será realizada a 14ª edição do evento Poder Escolar, do qual a UFPel é uma das realizadoras. O projeto tem como propósito promover ações de formação continuada que contribuam para a qualificação do trabalho docente e cooperem na construção de projetos político-pedagógicos autônomos e democráticos.

Foi iniciado em 2001, em parceria com sete instituições, que possuem representantes na comissão organizadora das ações do projeto. São elas a Universidade Federal de Pelotas; a Universidade Católica de Pelotas; o Conselho Municipal de Educação; a Secretaria Municipal de Educação de Pelotas; a 5ª Coordenadoria Regional de Educação; o IFSul-Rio-Grandense e o 24º núcleo do CPERS-Sindicato.

Em 2018, passou a integrar o grupo a Universidade Federal do Pampa. Desenvolve-se através de ações com a comunidade escolar, conforme demandas identificadas. A culminância é um evento bianual chamado Encontros sobre o Poder Escolar, com a presença de, em média, mil docentes. Nele, os professores, através das mesas de apresentação de experiências, tornam-se protagonistas da sua formação e, também, participam de conferências, painéis e atividades culturais.

A proposta fundamenta-se em quatro pressupostos, os docentes, na sua prática pedagógica, produzem saberes; os professores aprendem na troca de experiências, no encontro, no trabalho conjunto e colaborativo; o exercício da reflexão crítica sobre a prática é uma exigência da relação entre a teoria e a prática na qual se evita tanto o ativismo quanto o discurso descolado da realidade objetiva; e o entendimento de que as mudanças desejadas na educação escolar dependem da construção coletiva, democrática e autônoma de seus projetos.

Ao longo de mais de uma década, o evento faz parte da cultura de formação das escolas da rede pública de Pelotas e região. O projeto tem, pelo seu tempo de duração e importância, um acervo depositado no Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (Cedoc) da UFPel. São anais dos eventos, fichas de avaliação dos participantes, vídeos e áudios de conferências e atas de reuniões.

Veja toda a programação e datas de inscrições em https://wp.ufpel.edu.br/poderescolar/ .

Publicado em 25/07/2019, nas categorias Agenda, Eventos Acadêmicos, Notícias.
Marcado com as tags Educação, Ensino, escolas, Extensão, Pedagogia, Poder Escolar.