Início do conteúdo

UFPel destina passivo de pilhas e baterias

A Universidade Federal de Pelotas realizou, no último dia 16, a destinação ambientalmente adequada de um passivo de pilhas de 500 quilos acumulado nas unidades da instituição. Estima-se que o quantitativo destinado resulte de pelo menos 8 anos de coleta interna e armazenamento. O investimento para coleta, transporte e destinação do passivo é da ordem de R$ 3 mil (três mil reais) e o serviço foi realizado a partir da contratação de empresa especializada (GM&CLOG) e conveniada com a Green Elétron, entidade criada para coordenar a Logística Reversa de Eletroeletrônicos no Brasil.

A Logística Reversa é um instrumento de gestão previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) e está implementado pelo Acordo Setorial das pilhas e baterias no âmbito do consumo doméstico, ocorrendo de forma gratuita para estes consumidores. No caso da UFPel, o gerador (instituição) é o responsável por viabilizar a coleta, transporte e destinação final dos resíduos gerados em suas atividades.

O procedimento foi viabilizado pelo Núcleo de Planejamento Ambiental (NPA/PROLAN) que, a partir desta medida, implantará o processo sistemático de coleta interna com frequência semestral. O processo SEI nº 23110.002931/2019-19 orienta todas as unidades administrativas e acadêmicas quanto às coletas do material que ocorrerão nas secretarias das direções, a quem compete o recolhimento e acondicionamento temporário das pilhas geradas nas atividades da instituição. O planejamento das coletas internas, previstas pelo NPA, será informado mediante Memorando Circular às unidades.

Publicado em 19/07/2019, na categoria Notícias.