UFPel é selecionada em edital para fortalecimento da pesquisa científica e tecnológica

A Universidade Federal de Pelotas teve três programas de pós-graduação selecionados no edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para apoio à formação de doutores em áreas estratégicas. O edital visa contribuir para o fortalecimento da pesquisa científica e tecnológica por meio do intercâmbio e cooperação entre Programas de Pós-Graduação stricto sensu consolidados e não consolidados.

Na prática, doutorandos de programas que receberam nota 4 ou 5 na última avaliação quadrienal da CAPES, receberão uma bolsa do CNPQ para subsidiar suas pesquisas em programas de excelência que receberam nota 6 e 7 na avaliação. Para o coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Marcos Britto, os programas da UFPel com nota 4 e 5 têm uma produção significativa e estão em evidente ascensão, perto de alcançar a excelência. “Estas bolsas proporcionarão as experiências necessárias para a qualificação e consolidação dos programas da UFPel para que também possam atingir a excelência”, afirma.

Na UFPel, CNPQ financiará cerca de dez bolsas de doutorado para os programas de Química, Bioquímica e Bioprospecção e Enfermagem. Também estão previstos recursos para cincos bolsas de apoio técnico e para custeio de materiais, diárias e passagens a serem utilizadas no intercâmbio. Ao total, a UFPel receberá R$ 808 mil para fazer este intercâmbio.

Os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção serão recebidos pelos programas de Bioquímica Toxicológica (nota 6) e Química (nota 7) da Universidade Federal de Santa Maria. A coordenadora do programa, Marcia Mesko, explica que o doutorado é novo, foi criado em 2015 e, atualmente, disponibiliza 6 bolsas de doutorado apenas. “São 25 doutorandos, mas este número poderia ser maior se houvesse mais bolsas. Estas novas bolsas são um estímulo para nossos alunos. Além disso, a convivência com pesquisadores renomados possibilita palestras, cursos e publicações em conjunto, dando mais visibilidade ao programa”, comemora Marcia.

Já os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem serão recepcionados pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto (nota 7) e pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. A coordenadora do programa, Elaine Tumé, destaca que as duas instituições tiveram influência na formação dos docentes do curso de Enfermagem da UFPel. “Manter o vínculo e a troca de experiências com estes programas de excelência é fundamental para a articulação nacional e internacional que estamos promovendo para manter o programa na nota 5 e pleitear a nota 6”, afirma Elaine.

Da mesma forma, o Programa de Pós-Graduação em Química vai enviar seus pesquisadores para os Programas de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Santa Maria (nota 7) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (nota 6).

Além disso, a UFPel também receberá pesquisadores em três programas de excelência da Instituição, o programa de Odontologia receberá pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria, o programa de Fitossanidade receberá pesquisadores da Universidade Federam do Amazonas e o programa de Biotecnologia receberá pesquisadores da Universidade de Caxias do Sul.

Publicado em 17/07/2019, na categoria Notícias.