Início do conteúdo

Educação Empreendedora: A UFPel mudando realidades

Glauco Munsberg entrou na UFPel em 2010 para fazer o curso de Computação. Vindo de uma família humilde, apesar de acreditar que a educação é transformadora, seus pais não tinham condições de dar o aporte necessário para a realização do curso. Foi assim que Glauco inscreveu-se nos benefícios da UFPel e passou a manter-se na Universidade com auxílio transporte e alimentação. Em 2013, ao participar de alguns projetos, Glauco e dois colegas, decidiram montar uma empresa e foram orientados pelos professores a montar uma Empresa Júnior. Foi neste contexto, que nasceu a Hut8, Empresa Júnior ligada aos cursos de Ciência da Computação e Engenharia da Computação.

Da dificuldade em se manter no curso, passando pelas experiências de empreendedorismo vivenciadas na Hut8, Glauco criou uma empresa na área de Data Science (extração e análise de dados), em 2014. Incubada na Conectar (Incubadora de Base tecnológica da UFPel), a startup Indeorum já possui 25 profissionais e tem importantes clientes como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o Hospital de Clínicas de Porto Alegre e, mais atualmente, a Unimed. No último dia 9, ocorreu a graduação da empresa que sugere que ela já tem maturidade administrativa suficiente para atuar sem o suporte da Incubadora.

As vivências na Empresa Júnior foram fundamentais para a criação da Indeorum, a qual Glauco gerencia em sociedade com os outros dois colegas que montaram a Hut8, André Alba e Daniel Retzlaff. “50% do sucesso da Indeorum veio destas experiências prévias na Empresa Júnior e destes apoios que tivemos da UFPel. Do que aprendemos no curso usamos 30%, o restante vem destas outras skills que adquirimos na prática dentro da Hut8, como gestão, marketing e coordenação”, revela.

Para o empresário, estas experiências diferenciam o profissional no futuro, tanto que várias startups foram formadas por ex-empresários juniores e muitos deles compõe as equipes destas empresas. “Estamos sempre olhando para dentro das empresas juniores da UFPel para contratar. A Hut8, por exemplo, é um berço recheado de grandes talentos, porque são pessoas que estão tentando criar algo diferente. A Empresa Júnior dá ao profissional uma característica que é muito importante para as startups: ser proativo e auto gerenciável”, ressalta.

Equipe da Indeorum

Um grande orgulho para Glauco e seus sócios é a possibilidade de contribuir com o desenvolvimento da região e conseguir manter na cidade os profissionais formados na UFPel. Atualmente, 24 profissionais permanecem em Pelotas trabalhando na Indeorum e nove deles são ex-empresários juniores. “Quando pensamos o que fazer depois de formados, a primeira opção é sempre ir para São Paulo, mas aí nós pensamos: Porque não formar esta mesma cultura que procuramos lá fora, aqui em Pelotas? E hoje conseguimos atender grandes clientes. São clientes de Brasília, de Porto Alegre, de Santa Maria… que nós aqui no sul do sul do Rio Grande do Sul, uma cidade no final do Brasil estamos atendendo.”, comemora.

Outro motivo de orgulho para os sócios da Indeorum é a possibilidade de retornar o apoio da UFPel em seus estudos em forma de apoio para outros estudantes. “Todos os estágios dentro da Indeorum são remunerados e boa parte dos nossos estagiários precisa deste dinheiro como subsistência mesmo e chegou o momento da gente contribuir com eles como a UFPel contribuiu com a nossa formação”, ressalta Glauco.

Para o empresário, a Indeorum foi formada de uma oportunidade que só foi possível porque ele e seus colegas estavam dentro da UFPel, tendo contato com pessoas que conheciam outras pessoas pelo Brasil e pelo mundo e que conheciam o mercado de Data Science. “E foi a Empresa Júnior que nos deu essa visão de que é possível formar esta cultura empreendedora”, conclui.

O que é uma Empresa Júnior?

A Universidade Federal de Pelotas possui atualmente 13 Empresas Juniores atuando com o apoio da Instituição em diversas áreas de atividades. As empresas juniores são empresas geridas por acadêmicos da Universidade que realizam projetos para outras empresas, possibilitando aos estudantes experiências práticas ao mesmo tempo que promovem o desenvolvimento da região, o crescimento da economia e a redução das desigualdades sociais.

O presidente do Núcleo de Empresas Juniores de Pelotas (NEJ-Pelotas), Mateus Wacholz, explica que o trabalho tem um alto padrão de qualidade, tendo em vista o apoio institucional, que permite a seus membros a consultoria direta de professores e servidores, além da utilização dos equipamentos, laboratórios e estrutura da Universidade. Outro diferencial é o baixo custo, considerando que os membros não podem, por lei, serem remunerados. Desta forma, o serviço é cobrado de acordo com os demais custos oriundos do projeto e os lucros são revertidos em melhorias internas na estrutura e na qualificação dos empresários juniores.

O objetivo principal é a prática de vivências organizacionais que possibilitam aos empresários juniores a aquisição de experiências do mundo do trabalho e, ainda, o incentivo do empreendedorismo entre os estudantes. Para Mateus Wacholz, estas vivências são fundamentais para a inserção dos estudantes após o término da graduação no mundo do trabalho, desenvolvendo a liderança, o empreendedorismo e o trabalho em grupo, por exemplo. “As empresas acabam cobrando experiência ao selecionar novos funcionários e as empresas juniores possibilitam que os estudantes recém-formados participem das seleções já com esta experiência adquirida dentro da Universidade”, destaca.

NEJ-Pelotas

Equipe do NEJ-Pelotas

Com a ampliação das Empresas Juniores em Pelotas, surge a necessidade de criação do Núcleo de Empresas Juniores (NEJ-Pelotas), com o objetivo de dar suporte às atividades e regulamentações das Empresas Júniores, não só da UFPel, mas também de outras Instituições de Pelotas, como é o caso do IF-Sul que está em fase de criação de um Empresa Júnior. O Núcleo atua desde o início de 2019 e já desenvolveu várias atividades no sentido de apoio, orientação, expansão e desenvolvimento das Empresas e de seus empresários juniores.

Conheça as empresas juniores da UFPel

Arcádia Jr. – Ligada ao curso de Relações Internacionais, a empresa presta consultoria internacional a pequenas e médias empresas, empreendedores individuais, governos e organizações de interesse público, preferencialmente, passíveis de passarem por processos de internacionalização.

Designeria Empresa Júnior – A empresa atua desde 2010, é formada por estudantes de design gráfico e digital da UFPel e atua com criação de identidade visual, elaboração de materiais impressos, criação de conteúdo para redes sociais, elaboração de projetos gráficos editoriais, concepção de websites e aplicativos e projetos de sinalização.

Ecape Consultoria Agronômica JR. – Fundada em 2014, a empresa constituída por estudantes dos cursos de Agronomia e Zootecnia, presta consultoria rural para pequenos e médios produtores como viabilidade de projetos, recomendação de adubação e calagem e projeto de irrigação.

Emad Jr. Consultoria e Assessoria Empresarial – Completando 20 anos de existência em 2019, a empresa é formada por estudantes dos cursos de Administração, Gestão Pública, Turismo e Processos Gerenciais que desenvolvem projetos de Pesquisa de Mercado, Organização de Eventos, Pesquisa de Satisfação, Pesquisa de Clima, Controle de Caixa, Cliente Oculto e Recrutamento e Seleção.

EngeoSul – Fundada em 2017, a empresa presta consultoria em Geoengenharias e é formada por estudantes da Engenharia de Petróleo. Entre a sua carta de serviços está o mapeamento geológico, georreferenciamento, levantamento topográfico, análise petrográfica, sensoriamento remoto, mapeamento urbano e cadastro urbano rural.

Eprod Jr. – Fundada em 2012, a Eprod é formada e gerida por estudantes do curso de Engenharia de Produção. São realizados mapeamento de processos, gestão de estoque, gestão de riscos, plano de negócios e projetos de recursos humanos.

Hut8 – Criada em 2013, a empresa é composta por estudantes dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Design e presta serviços na área de tecnologia da informação.

Maillard Jr. – Criada em 2019, a empresa presta consultoria em Alimentos na cidade de Pelotas e região e é gerida por estudantes dos cursos de Química de Alimentos e Tecnólogo em Alimentos.

Marte Jr. – Agência de Conteúdo ligada ao curso de Jornalismo. Foi fundada em 2018 e presta serviços de assessoria de imprensa, planejamento de marketing e produção de conteúdo.

Psicon Empresa Júnior – Fundada em 2015, a empresa oferece serviços de psicologia organizacional e consultoria com ênfase em processos de gestão. Os estudantes que compõe a equipe são do curso de Psicologia.

Polivet Jr. Assessoria Veterinária – Foi fundada em 2016 e é formada por estudantes do curso de Medicina Veterinária. A empresa presta serviços de assessoria nas mais diversas áreas da Medicina Veterinária.

Sea Júnior é uma empresa júnior vinculada ao curso de Engenharia Hídrica da UFPel. Fundada em 2016, realiza projetos de reuso de água, licenciatura ambiental, levantamento topográfico, estudo hidrológico entre outros.

Vértice Engenharia Jr. – Fundada em 2014, a empresa está ligada ao curso de Engenharia Civil e desenvolve estudos de viabilidade e otimização de transporte, levantamento topográfico, visitas técnicas e realização de palestras e seminários.

Publicado em 17/07/2019, na categoria Notícias.