PPG em Computação ofertará disciplina “Inteligência Artificial para Não-Computeiros”

Para contribuir com a difusão de conhecimentos sobre Inteligência Artificial, o Programa de Pós-Graduação em Computação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) oferece, em 2019/2, a disciplina “Inteligência Artificial para Não-Computeiros”. É destinada a alunos de pós-graduação, bolsistas de pós-doutorado, técnico-administrativos e professores de todas as áreas da UFPel. A disciplina tem como objetivo oferecer uma visão abrangente da área de Inteligência Artificial, tocando nas principais sub-áreas e discutindo o impacto atual e futuro das tecnologias sendo desenvolvidas. Não há necessidade de conhecimentos prévios de Computação.

A Inteligência Artificial (IA) é uma área da Computação que se propõe a automatizar tarefas cognitivas, potencialmente substituindo ou aumentando trabalhos hoje realizados exclusivamente por humanos. Avanços científicos e tecnológicos recentes têm possibilitado uma ampla gama de aplicações nas mais diversas áreas, desde diagnóstico médico até carros auto-dirigíveis. No entanto, salientam os organizadores, esses avanços também criam grandes desafios econômicos, éticos e de política pública e é urgente que a sociedade se aproprie da área de IA para poder discutir esses desafios.

Interessados devem solicitar matrícula até o dia 8 de julho, pelo formulário.

Dúvidas podem ser enviadas para o professor Ricardo Matsumura Araujo, pelo e-mail ricardo@inf.ufpel.edu.br.

Conteúdo
História e filosofia da Inteligência Artificial; principais áreas da IA; técnicas de IA tradicionais – busca, inferência lógica, representação do conhecimento; conceitos fundamentais de aprendizado de máquina; tipos de aprendizado de máquina; exemplos de aplicações selecionadas; impactos atuais e futuros da IA na Ciência, Indústria, Governo e Sociedade.