Guilherme Vieira apresenta seu primeiro disco no Núcleo da Canção

Guilherme Vieira é o convidado da edição especial do Núcleo da Canção – UFPel na próxima sexta-feira, 28 de junho, às 20h, quando apresenta o material que virá a ser seu primeiro trabalho discográfico, intitulado Viagem. Nascido em Pelotas, Guilherme começa a estudar violão na adolescência no Conservatório de Música com Daniel Medeiros. Muda-se a Porto Alegre, onde cursa Bacharelado e Mestrado em música pela UFRGS, com orientação do professor Daniel Wolff.

Neste período, atua como professor substituto nessa Instituição e se destaca como solista de violão, tendo recebido prêmios nesse âmbito, como o XXVIII Concurso Latino Americano Rosa Mística, em 2009. Em 2013, já atuando como acompanhador de choro e samba, se muda para Argentina, fixando residência em La Plata. Nessa cidade, por um ano, cursa Composição na Universidade Nacional de La Plata e começa sua produção como compositor, tanto de música instrumental como de canções, em variados gêneros da música do Cone Sul do continente, como o choro, samba, candombe, tango, folclore argentino. Nos últimos anos, integrou vários projetos de produção cultural autogestiva, especialmente na difusão da música brasileira no exterior, como o Club de Samba y Choro de La Plata (bandolinista e violonista), Maracatu Bate Forte (percussionista), Puro Dende (Forró), Duo Doble Chapa (canções rioplatenses), Duo Dois Irmãos, Camisa Amarela (choro), além de organizar e produzir oficinas e recitais de músicos brasileiros em trânsito pela Argentina e o programa de rádio “Batuque no Ar”, também dedicado a difusão da cultura brasileira. De volta a Pelotas, Guilherme Vieira se encontra em processo final de gravação do seu primeiro trabalho discográfico, Viagem, que percorrerá um caminho de fusão de estilos do Mercosul. Atualmente Guilherme Vieira é professor do curso de Música Popular da Universidade Federal de Pelotas e um dos coordenadores e idealizadores do Núcleo da Canção.

Sobre o disco Viagem

O disco, que vem se desenhando nos últimos dois anos, já conta com músicas gravadas em quatro cidades (Porto Alegre, Rio de Janeiro, Montevideo e La Plata) e almeja desembarcar como porto final na raíz geográfica do compositor. O músico, com uma vivência de mais de 5 anos radicado na Argentina, volta a viver em sua terra natal e pretende apresentar o repertório que vem cultivando nos últimos anos, que ainda inédito em terras brasileiras. Ao estar em trânsito e fora das fronteiras nacionais, Guilherme foi tomando consciência de que a viagem que cada músico faz ao encontro de suas músicas também é a jornada de transformação em que navegaram as músicas do nosso continente. Essas músicas encontram, naturalmente, de porto em porto, a fusão. O ouvinte encontrará nas canções do disco uma mistura de samba, chamamé, maxixe, frevo, ijexá em canções em português e espanhol, que exploram gêneros rioplatenses, como o tango, candombe e a murga, além de novas canções fresquinhas que não estarão no repertório do disco.

Núcleo da Canção convida Guilherme Vieira

O espetáculo “Viagem” conta com a participação especial de Vinicius Terres (acordeão), Carlos Walter Soares (Cello), Rafael Velloso (Saxofones e Flauta), Daniel Ortíz (Percussão), Alinson Alaniz (Baixo), Bruno Galhardi (Bateria) e Guilherme Tavares (Piano) e ocorre dia 28/06, sexta-feira, às 20hs, no Auditório I do Centro de Artes da UFPEL, situado na rua Alberto Rosa, 62.

Núcleo da Canção convida Guilherme Vieira

Dia 28 de Junho, 20h

Auditório I Centro de Artes da UFPel (Alberto Rosa, 62, térreo)

Publicado em 26/06/2019, na categoria Notícias.