Início do conteúdo

Fenadoce amplia número de visitantes do Museu do Doce

O Museu do Doce esteve integrado às atividades desenvolvidas em parceria entre a UFPel e a Fenadoce, entre os dias 5 e 23 de junho. O museu, que já costuma receber expressiva visitação ao longo de seu funcionamento regular, teve uma grande expansão do número de visitantes no período do maior evento de Pelotas, feira essa que dialoga diretamente com a missão do Museu do Doce, de preservar o acervo e divulgar a memória das tradições doceiras locais, reconhecidas como patrimônio cultural imaterial do Brasil.

Cerca de quatro mil pessoas percorreram as quatro exposições em cartaz no Museu do Doce no período, dentre as quais cerca de 2,5 mil foram turistas, até mesmo de outros estados e países. Os visitantes foram beneficiados pela ampliação do horário de visitação e, em sua maioria, chegaram ao Museu em razão de divulgação realizada a partir das redes sociais e canais locais de comunicação sobre as atrações da instituição.

Uma das exposições atualmente em cartaz, intitulada “Tradição e Comemoração na Feira Nacional do Doce”, foi uma ponte importante para a aproximação desse público com o museu e, consequentemente, com o próprio centro histórico de Pelotas e as tradições locais. A referida exposição apresenta aspectos históricos da Fenadoce por meio de diversos objetos de arte e de design que participaram de diferentes edições do evento.

Outras três mostras foram importantes atrações para o público, dentre elas a exposição “A Tradição dos Doces Coloniais de Pelotas”, que explora a partir de objetos pertencentes a diversos museus locais uma das vertentes doceiras regionais. A exposição “Cores, Sabores e Histórias na Coleção de Rótulos do Museu do Doce” apresenta uma parte da coleção de embalagens que integram o acervo do Museu do Doce. Além disso, a exposição de longa duração “Entre o sal e o açúcar: o doce através dos sentidos” esteve também disponível para visitação. O próprio prédio do Museu, patrimônio cultural nacional, é uma atração constante.

Publicado em 26/06/2019, nas categorias Destaque, Notícias.