Início do conteúdo

UFPel recebe secretário especial da Cultura em visita ao Grande Hotel

Fachada do Grande HotelO Grande Hotel, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), abre suas portas nesta sexta-feira (21), às 10h, para receber o secretário especial de Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires. A Universidade e o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já assinaram o termo de execução descentralizada, que garante o repasse de R$ 9 milhões para as obras de restauro do imóvel. Durante a visita, um passeio guiado irá mostrar o segundo pavimento do prédio e a estrutura dos quartos e representantes da Instituição vão falar sobre os próximos passos do processo licitatório e a proposta da Universidade para o local: um hotel-escola.

O prédio receberá intervenções tanto internas quanto externas. Pelo acesso principal, haverá a recepção do hotel, café e restaurante; já na área térrea acessível pela rua Anchieta ficarão áreas acadêmicas e administrativas do curso de Hotelaria. Nos segundo e terceiro pisos, ficarão os quartos; já no quarto, novos espaços acadêmicos, como salas de aula e laboratórios. Já o porão abrigará serviços do hotel e cozinha.

O Grande Hotel não recebe intervenções de grande porte desde 2007, quando a Prefeitura de Pelotas, antiga proprietária, realizou uma reforma interna, quando a claraboia foi elevada até o último piso e foram trocadas instalações elétricas e hidrossanitárias. Em 2004, o prédio havia recebido restauração de seu exterior, por meio do programa Monumenta.

Patrimônio Valorizado
Inaugurado em abril de 1928, o projeto do Grande Hotel, apesar de trabalhar com uma linguagem estética ligada ao ecletismo, já apontava para características que seriam implantadas pelo Movimento Moderno, como distribuição funcional, zoneamento, racionalização, modulação e busca das melhores orientações solares, conforme indica a literatura a respeito. O prédio é composto por porão, andar térreo, três pavimentos superiores e um pequeno terraço, totalizando cerca de 4.300,00 m2. Municipalizado no mesmo ano, foi adquirido pela iniciativa privada em 1962 até o ano do seu fechamento, em 2001, quando foi readquirido pelo Município. O tombamento em nível municipal ocorreu em 1986. Em 2011 o Grande Hotel foi doado à UFPel através de Lei Municipal.

Publicado em 19/06/2019, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Comunidade, Gestão, Grande Hotel, Hotelaria.