Curso de Gastronomia da UFPel traz grandes nomes da área a Pelotas

Wliian PetersO curso de Gastronomia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realiza sua IV Jornada Acadêmica, entre os dias 24 e 26 deste mês, no auditório da Faculdade de Direito. A programação contará com a presença de grandes nomes da gastronomia no país, que abordarão no evento temas relacionados às tendências e à inovação na área. Entre os palestrantes está Willian Peters, finalista da edição de 2018 do programa Masterchef Profissionais, da Band.

Atração do primeiro dia da jornada, Peters vem de São Paulo, onde atua profissionalmente, para falar aos participantes sobre “Inovação e Criatividade na Gastronomia”. Profissional de cozinha reconhecido nacionalmente, o gaúcho é formado pela Unisinos e tem especialização em Alta Gastronomia e Cozinha Executiva e Criativa pelo Instituto CETT da Universidade de Barcelona. Foi cozinheiro sênior do restaurante Manioca, comandado por Helena Rizzo, consagrada com o título de melhor chef de cozinha do Brasil. Além disso, Peters trabalhou como souschef em restaurantes internacionais tal qual o Bravo 24, na Espanha.

Rodrigo BelloraSegundo a presidente da comissão organizadora da Jornada Acadêmica, Vanessa Monteiro, os três dias de evento contam com uma programação bem diversificada, agregando temas distintos e nomes de peso no mercado local e nacional. Como exemplo, ela cita a participação do chef gaúcho Rodrigo Bellora, que comanda o estabelecimento Valle Rústico, na Serra Gaúcha, onde a valorização do produto local e orgânico é uma máxima. Vanessa destaca também a presença do grupo de profissionais à frente dos empreendimentos Madre Mia, Mordomia e Nave, responsável por estabelecer um novo conceito de negócio gastronômico em Pelotas e região. “Nossa intenção para o evento sempre foi atender o maior número de nichos possíveis da gastronomia, complementando a formação do que vimos em sala de aula, mas também estimulando a abertura de horizontes aos alunos do curso e de pessoas com interesse na área, a partir da exposição de temas como cozinha autoral, criatividade, empreendedorismo e outros assuntos muito presentes no dia a dia dos cozinheiros”, explica.

Carlos ReinisAs inscrições para o evento estão abertas e a comunidade interessada nos assuntos da jornada também pode participar. Além de palestras e debates, a programação contempla minicursos e uma competição entre os alunos do curso da UFPel. Os ingressos para participação nos três dias de jornada, incluindo 14 palestras e duas rodas de conversa, custa R$ 27,50 para alunos de Gastronomia da UFPel, R$ 33,00 para estudantes dos demais cursos da Universidade e R$ 44,00 para profissionais e público em geral. As inscrições nos minicursos são limitadas e custam R$ 44,00 cada. Das duas ofertas, restam vagas na programação sobre biscoitos decorados. Há ainda a possibilidade de acompanhar, por R$ 12,50, uma aula show com o estudante vencedor do concurso interno Fouet de Ouro. As inscrições no evento devem ser feitas pela internet, através deste link.

A IV Jornada da Gastronomia conta com financiamento da UFPel via Edital Auxílio Eventos 01/2019, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Há ainda o patrocínio e o apoio das seguintes empresas: Alecrim Pães, Aloha Poke, Biri Refrigerantes, Linguiça do Sogro, Madre Mia, Sicredi, Escritório de Contabilidade F. G. do Amaral, Manjericando Comida Funcional, Cerâmicas Ana Terra, Dom Querino, Vinícola Casa Perini, Sulpar, Doces Imperatriz, Erva-mate Pantanal, Presto Pizzas, Vikings Burger, Mada Store, Mira Cafeteria, Biscoitos Zezé, Livraria Vanguarda, Fruto da Mata e Cervejaria Artesanal Egoísta.

Confirma a programação na íntegra:
Dia 24/06, Segunda-feira
9h – Credenciamento
9h30 – Abertura
10h – Empreendedorismo – Proprietários do Madre Mia (Pelotas)
11h15 – Inovação e Criatividade na Gastronomia – Chef Willian Peters (São Paulo)
14h – Amor Amora – Chef Jeferson Almeida (Pelotas)
15h30 – Valle Rústico – Chef Rodrigo Bellora (Garibaldi)
16h30 – Roda de conversa: Mercado de trabalho – Edu Fonseca, Julio Contreira e Thomas Badia (Pelotas)
18h30 – Minicurso Finger Foods e Welcome Drinks – Personal Chef Daniela Braz Costa (Pelotas)

Dia 25/06, Terça-feira
9h – Frutas nativas regionais: sabores e odores para paladares diferenciados – Ana Cristina Krolow (Embrapa)