Palestras do Festival de Gastronomia da Fenadoce tem programação para esta semana

Estão sendo divulgadas as palestras desta semana do Festival de Gastronomia que ocorre na Fenadoce, no Auditório 1.

18 / terça 18h – Palestra O doce pelotense: uma história de doceiras.

Palestrante- Profa. Maria Letícia Ferreira é Pós doutora pela Universidade de Paris-Sorbonne IV. Entrevistou dezenas de doceiras em Pelotas e acabou gerando um acervo surpreendente de informação sobre o ofício que estas mulheres adotaram. Esta pesquisa gerou parte importante do Inventário de Referências Culturais sobre a Tradição Doceira de Pelotas e Região.

19 / quarta 16h – A Linha do tempo dos doces em Pelotas.

Palestrante- Profa. Nóris Leal está realizando doutorado e pesquisa a trajetória dos doces na cidade e o papel da Fenadoce na consolidação do entendimento de uma tradição doceira em Pelotas.

21 / sexta 19h – Palestra Construção e instrução do processo de tombamento do conjunto histórico de Pelotas (IPHAN).

Palestrante- Arquiteto Andrey Rosenthal Schlee é professor Titular da Universidade de Brasília e Diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan.  Contará como foi o processo do tombamento do conjunto histórico de Pelotas e do reconhecimento nacional da tradição doceira, como patrimônio imaterial.