Atenção Domiciliar do Hospital Escola recebe visitantes de todo país

Profissionais de todo o país reúnem-se no Hospital da UFPelNos últimos dois dias, o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) recebeu diversos profissionais da saúde, vindos de vários lugares do país, para conhecer o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), com o Programa Melhor em Casa e o Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar (PIDI).

A ação faz parte de um programa de benchmarking do Ministério da Saúde e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) em uma parceria via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), chamado Projeto Complexidade do Cuidado na Atenção Domiciliar. O objetivo é qualificar a gestão dos SADs, possibilitando melhorias nos processos de trabalho e o aumento da complexidade do cuidado ofertado.

Na manhã de terça-feira (11), os visitantes foram recebidos no auditório do HE, para as boas-vindas, entrega de material didático e apresentação do serviço local. Logo após, ele foram conhecer o espaço do SAD da instituição. À tarde, visitaram o Ambulatório de Cuidados Paliativos. Na quarta-feira (12) realizaram visita técnica domiciliar em conjunto com as equipes locais e, após o almoço, participaram de atividades de avaliação e encerramento da programação.

Segundo o chefe da Unidade de Atenção Domiciliar, Renato Lins, a escolha do SAD Pelotas como um dos oito serviços de referência em atenção domiciliar do país é um importante reconhecimento de um serviço construído e consolidado há mais de 10 anos com contribuição de “muitas mãos”. “Características como atendimento humanizado, expertise em cuidados paliativos e trabalho em equipe é o que nos permite ser um destaque”, ressaltou ele.

Para Erivelton Cordeiro Carvalho, da Prefeitura de Contagem/MG, além das experiências pessoais, que emocionaram a todos, a riqueza dos aprendizados e as possibilidades reais de mudança do trabalho vão dar base para mudar a realidade do serviço. “Cada participante veio com um objetivo e, ao retornar, vai tentar implantar nos seus serviços. Eu tinha um objetivo muito especial em Pelotas, que era conhecer um serviço nacionalmente reconhecido em questão de cuidados paliativos”, destacou.

CONTEXTO

O HE UFPel é um dos pioneiros em atenção domiciliar, uma política prioritária do Ministério da Saúde, regulamentada pela Portaria nº 2.527 de outubro de 2011. Possui equipes multidisciplinares em atenção domiciliar através do Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar (PIDI) desde 2005, tendo como público alvo os pacientes oncológicos em cuidados paliativos. E o Programa Melhor em Casa conta com três equipes multidisciplinares de atenção domiciliar (EMAD) e uma equipe multidisciplinar de apoio (EMAP), que atende pacientes com patologias diversas. A atenção domiciliar é política estratégica para o município, altamente impactante em indicadores como desospitalização e humanização, atendendo cerca de 150 pacientes ao mês.

Publicado em 13/06/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Atenção Domiciliar, HE, Hospital Escola.