Pró-reitores de graduação do país reúnem-se na UFPel

pró-reitores de graduação reunidos no auditório da ReitoriaReitor da UFPel, coordenadora do encontro e pró-reitora da UFPel na mesa dos trabalhos.A UFPel está sediando, até o fim da tarde desta terça-feira (11), a terceira reunião de 2019 do Colégio de Pró-Reitores de Graduação (Cograd), órgão vinculado à Andifes (Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior). São cerca de 40 pró-reitores de todo o país que discutem, desde o começo da tarde desta segunda-feira (10), pautas como a conjuntura nacional e o orçamento das Ifes (Instituições Federais de Ensino Superior) e temas relativos ao ensino de graduação nas universidades federais.

A coordenadora do encontro e vice-coordenadora do Cograd nacional, pró-reitora de Graduação da Unifesp, Isabel de Quadros, demonstrou extrema preocupação com o quadro orçamentário das universidades. “Se não houver uma reversão da situação entre julho e setembro, as universidades vão parar de verdade”, projetou.

Ela diz que as instituições funcionam hoje com um orçamento que é igual ao de 2014 e de 2015, sem correção, o que resulta em uma perda líquida de 30 por cento. “Ainda em cima disso coloca-se o contingenciamento de 40 por cento no ano e o bloqueio dos recursos”, considera. Ela avisa que desta forma não haverá como pagar as contas das universidades.

A área acadêmica, diz a coordenadora do encontro do Cograd, já sente reflexos da falta de recursos, na forma de restrições a atividades que são feitas fora das sedes, que estão se tornando de difícil realização.

Relato

reitor fala aos pró-reitores.Falando aos pró-reitores, entre eles a pró-reitora de Ensino da UFPel, Fátima Cóssio, o reitor da Universidade, Pedro Curi Hallal, fez uma apresentação com informações sobre o orçamento da Instituição, com uma discussão voltada à Educação.

Em sua manifestação, o reitor lamentou que o MEC hoje praticamente trabalhe só com pautas econômicas, e não da Educação. “Não podemos aceitar isso. Tem de haver uma agenda educacional, que não pode ser secundária”, enfatizou.

Como ocorre nos encontros do Cograd, que são bimestrais, as conclusões e recomendações serão encaminhadas à Andifes, órgão interlocutor das Ifes com o Governo e com a Sociedade.

Na pauta da reunião realizada em Pelotas, ainda, debates sobre a plataforma de registros de diplomas; o presente e o futuro do Pibid e da Residência Pedagógica; a atualização sobre as DCNs para licenciaturas; a portaria sobre expedição e registro de diplomas de graduação, reunião com MEC e implantação nas Ifes; e reuniões das coordenações regionais do Cograd.