Prevenção de intoxicações e Psicon Jr são destaques da UFPel na Fenadoce, no domingo (9)

No domingo (9), o estande da UFPel na Fenadoce apresentou ao público da Feira duas importantes ações desenvolvidas pela Universidade e que são oferecidas à população. A primeira exposição foi da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Toxicologia (LAITOX), que desenvolve ações de prevenção de intoxicações junto a escolas de Pelotas. A segunda a expor suas atividades foi a Empresa Jr. PSICON, que presta serviços de consultoria na área de gestão de pessoas.

A LAITOX foi criada em 2016 e é formada por 18 estudantes de diversas áreas de atuação. Entre as atividades de ensino desenvolvidas pelo grupo, estão palestras e a Jornada de Toxicologia que ocorre no segundo semestre. Na parte de pesquisa, o LAITOX desenvolve estudos sobre a utilização de agrotóxicos na região. Como extensão, importantes ações são desenvolvidas em escolas de Pelotas, tendo em vista a prevenção do uso de drogas de abuso, tanto legais como ilegais.

A estudante Beatriz Correa, que participa da Liga explica que as atividades de prevenção desempenhadas nas escolas são interativas e lúdicas, com o objetivo de estimular e chamar a atenção dos estudantes para o tema. Já a estudante Francine Pedra, que também atua na LAITOX, salienta o caráter interdisciplinar da Liga. “Participam estudantes dos cursos de Farmácia, Enfermagem, Medicina, Odontologia, Psicologia, Nutrição, Agronomia, Veterinária e Química”, conclui.

A orientadora do projeto, Giana Cognato destaca a necessidade de ações educativas de prevenção tendo em vista o grande número de intoxicações na Região, principalmente álcool, cigarro e maconha. A professora salienta o protagonismo dos estudantes no projeto. “São eles que realizam todas as atividades”, disse.

Já a Empresa Jr. PSICON tem como objetivo realizar projetos e serviços de assessoria e consultoria de gestão de pessoas. São oferecidos diversos serviços às empresas como recrutamento e seleção, treinamentos e palestras. Além disso, a Empresa atende as unidades acadêmicas e estudantes que têm interesse em treinamentos e preparação para processos seletivos e inserção no mundo do trabalho.

De acordo com Jaini Porciuncula, uma das estudantes que integram a PSICON, a empresa busca o desenvolvimento profissional dos estudantes do curso de Psicologia que participam do projeto. “Além disso, é uma oportunidade para as empresas qualificarem seus profissionais com a ajuda de uma empresa que foi criada dentro da Universidade e que tem todo o aporte técnico dos professores do curso de Psicologia”, destaca.

A Empresa Jr. PSICON pode ser encontrada no Facebook, na página https://www.facebook.com/Psicon.ejr/.

Outras exposições da UFPel na Fenadoce

Já no sábado (8), foi a vez do Núcleo de Empresas Juniores apresentar seus serviços que são disponibilizados às empresas. Ao todo, são dez Empresas Juniores na UFPel, além da PSICON, estiveram na Feira a Vértice Engenharia Jr. que presta serviços na área de Engenharia Civil, a EngeoSul, Empresa Junior de Consultoria em Geoengenharias, a Arcádia Jr., destinada à prestação de consultoria internacional e a ECAPE-Consultoria Agronômica que presta serviços em consultoria no ramo do Agronegócio.

O Dioctophyme renale em cães e gatos (PRODIC) também apresentou suas atividades, no sábado (8), o grupo desenvolve importante estudo sobre o tratamento para animais com dioctofimatose, doença causada pelo Dioctophyme renale, o verme gigante do rim.

Aindo no sábado (8), a Liga Acadêmica Interdisciplinar de Ciências Forenses (LACiF) realizou a exposição das suas atividades que têm como finalidade o desenvolvimento, a promoção e a difusão de conhecimentos acerca das Ciências Forenses: Química, Toxicologia Analítica, Medicina e Odontologia Legal, Genética, Antropologia Física, Tanatologia Balística, Traumatologia, Psicologia e Psiquiatria.

Outro projeto que participou do estande da UFPel na Fenadoce foi a Liga em Atendimento Pré-Hospitalar proporciona aos acadêmicos pertencentes ao projeto, uma formação de como prevenir e proceder diante do trauma e emergências clínicas no atendimento pré-hospitalar. O projeto visa também proporcionar aos acadêmicos, uma melhor integração com serviços que atuam na área do Atendimento Pré-Hospitalar, como SAMU, ECOSUL e Corpo de Bombeiros, fortalecendo vínculos, possibilitando atualização prática e troca de experiências.

Acompanhe a programação da UFPel na Fenadoce pelo endereço https://wp.ufpel.edu.br/ufpel50anos/programacao/.

Publicado em 10/06/2019, na categoria Notícias.