Festival Gastronômico é destaque na Fenadoce

Chefs fazem demonstrações de gastronomia na FenadocePúblico assiste à aula sobre gastronomiaAo longo da programação de eventos da Fenadoce, está ocorrendo o Festival Gastronômico, contando com atrações que remetem à gastronomia local. Assim, compreendendo, por exemplo, o doce e o charque como a memória cultural e, também social, na construção de uma culinária que conta a sua história a partir da herança étnica dos povos que contribuíram na construção e desenvolvimento da cidade e região.

Nessa linha, no sábado (8), o Festival contou com três aulas show contemplando características contemporâneas na utilização de insumos tradicionais como o sal e o açúcar. Antes mesmo do início das aulas show, já se podia presenciar a euforia dos participantes em prestigiar o Festival. Foi o caso do grupo de visitantes do Uruguai atraídos pela programação do Festival Gastronômico para conhecer mais sobre a gastronomia local.  A primeira aula show foi apresentada por Bárbara Silva, aluna do curso de Gastronomia da UFPel.

Bárbara é empresária do setor doceiro na cidade de São Lourenço. A aula trouxe aspectos contemporâneos da utilização do açúcar na confeitaria. Durante a exposição, foram abordados procedimentos de manuseio e preparo da pasta americana. Ficou evidente durante a exposição o fascínio das crianças presentes na construção dos cupcakes que foram produzidos durante a aula. O público adulto também fez coro demonstrando entusiasmo nos procedimentos e no resultado da aula. A segunda aula show contou com a presença da Izabel Fernades, professora da URCAMP, Campus Bagé.

Além de professora, Kriss, como é conhecida pela comunidade doceira, é empresária do setor doceiro e palestrante, e já participou como expositora de 18 edições da Fenadoce. A sua aula show desvendou os segredos do tradicional e emblemático Pastel de Santa Clara. Durante a aula demonstrou-se o preparo e técnicas do uso da massa de obréia, famosa hóstia servida nos conventos portugueses.

Durante a exposição, ela destacou que o preparo é tradicionalmente produzido nos mesmos padrões das doçarias portuguesas. Fazendo um contraponto com o açúcar, foi convidado para a terceira aula show do dia o professor de gastronomia da Escola Senac de Pelotas André Eduardo Fonseca, que possui uma trajetória profissional e acadêmica no desenvolvimento da gastronomia local. Durante sua exposição o Eduardo demonstrou na prática as peculiaridades da utilização e preparo do tradicional Charque Pelotense.

Na ocasião, o palestrante abordou elementos históricos e singulares de um alimento que contribuiu com o desenvolvimento da cidade de Pelotas e região. Durante o preparo do prato, foi frisado pelo palestrante as principais diferenças entre a carne de sol e o charque. Em resumo, o segundo dia do Festival Gastronômico ficou marcado pelos contrapontos do açúcar e do sal, do milenar e do contemporâneo, da nostalgia e do fascínio.

Os próximos encontros do Festival estão agendados para os dias 14 e 15 de junho, às 15h, 17h e 19h. O primeiro dia, com pratos que abordam a temática do pêssego.  O segundo dia abordará a culinária local e técnicas de preparado e cozimento a vácuo.

Festival Gastronômico

O Festival é o momento de apresentar a gastronomia local e suas fusões com o nacional e internacional, destacando os produtos e produtores locais. O Festival é coordenado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura e conduzido pelo Curso de Gastronomia. Para o Festival foram convidados egressos, alunos e professores do Curso de Gastronomia. Além de contar com participações especiais de professores e Chefs da Gastronomia do estado do Rio Grande do Sul.

Publicado em 10/06/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Doces, Fenadoce, gastronomia.