UFPel aprova política de vagas discentes para servidores na Pós-Graduação

O Conselho Universitário da UFPel (Consun) aprovou, na última reunião (28 de maio), a política de oferta de vagas discentes para servidores nos cursos de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade. A resolução prevê a reserva de pelo menos 10% das vagas ofertadas nos processos seletivos dos 47 Programas de Pós-Graduação.

A medida possibilita que servidores e servidoras, tanto técnico-administrativos, como docentes, consigam se qualificar e ainda qualificar os serviços e atividades realizadas por ele na Instituição. O coordenador de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), Rafael Vetromille-Castro, cita o exemplo dos técnicos de laboratórios. “Um técnico de laboratório da química que faça um doutorado em química poderá qualificar as atividades acadêmicas da Unidade”, exemplifica.

Os servidores técnicos-administrativos serão os mais beneficiados com a resolução, de um total de 1265, apenas 82 possuem doutorado, 234 possuem mestrado e 276 têm a formação em alguma graduação. Já entre os servidores docentes, de um total de 1365, 1141 possuem doutorado, 186 têm mestrado, 25 possuem especialização e quatro professores possuem graduação.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Flávio Demarco, a qualificação dos servidores já estava previsto no programa de gestão. Além disso, a resolução possibilitará um melhor aproveitamento da oferta de vagas da Pós-Graduação na eventual ociosidade dos processos seletivos, o que interfere na avaliação dos programas no que tange as vagas oferecidas e preenchidas, refletindo no aporte de recursos nos Programas. A formação dos docentes também reflete nos recursos que são encaminhados para Universidade.

A coordenadora da Asufpel-Sindicato, Maria Tereza Fujii, atenta para a importância da conquista deste direito para os servidores técnico-administrativos na atual conjuntura. “Estamos perdendo muitos direitos e esta conquista é muito importante”, desabafa.

A presidente da ADUFPel-SSind, Fabiane Tejada, salienta a importância da reserva de vagas para a formação continuada dos professores. “Além disso, ainda temos um número de professores com mestrado que, a partir da resolução, terão uma perspectiva de qualificação, sem sair da cidade o que se caracteriza como um incentivo por parte da Universidade”, comemora.

A resolução

A resolução prevê que para ter direito às vagas reservadas, os servidores deverão estar regularmente inscritos no processo seletivo, conforme as regras do edital. Da mesma forma, terão direito às vagas os servidores que tenham atingido a nota mínima para aprovação determinada pelo edital.

Nos casos em que houver oferta de menos de 10 vagas, pelo menos uma será reservada para servidores e quando houver ociosidade nas vagas reservadas a servidores, elas serão destinadas aos candidatos aprovados na ampla concorrência.

Cabe salientar que as vagas reservadas para os servidores não serão descontadas daquelas a serem preenchidas pela política de acesso afirmativo.

Publicado em 06/06/2019, na categoria Notícias.