MALG abre exposição sobre obra gráfica de Nilza Haertel

convite da exposiçãoO Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), abre neste sábado (8), às 10h, a exposição “Obra Gráfica de Nilza Haertel: Itinerância de um Acervo”. A mostra estará na Galeria Marina de Moraes Pires, do MALG.

A exposição pode ser visitada de 8 de junho a 21 de julho, de terças a domingos, das 10h às 19h30min, com entrada franca. Visitas guiadas podem ser agendadas no e-mail educativomalg@gmail.com.

A exposição, com curadoria das professoras e artistas do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IA/UFRGS) Maristela Salvatori e Helena Kanaan, apresenta a produção em gravuras da artista e professora porto alegrense Nilza Haertel – principalmente na técnica de litografia – pertencentes ao acervo doado para UFRGS pela família da artista, que atuou naquela instituição como professora e pesquisadora de 1980 até 2009.

A obra de Nilza Haertel caracteriza-se por imagens predominantemente abstratas, com pinceladas amplas e espontâneas, denotando grande sensibilidade e vigor.

A abertura da exposição contará com uma visita guiada com as curadoras e na mesma ocasião será feito o lançamento do livro “Experimentações gráficas de Nilza Haertel: recorte de um acervo”, organizado por Maristela Salvatori e Helena Kanaan.

A artista
Nilza Haertel nasceu em Porto Alegre em 1942 e faleceu em 2014. Foi professora da UFRGS na área de Gravura, realizou doutorado na Indiana University, IU, Estados Unidos, mestrado em Belas Artes na Colorado State University, CSU, Estados Unidos, Licenciatura em Desenho e Bacharelado em Artes Plásticas (Pintura) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas.

Leia o texto das curadoras aqui: Texto das Curadoras

Obra Gráfica de Nilza Haertel: Itinerância de um Acervo
Visita Guiada com as curadoras
Lançamento do livro “Experimentações Gráficas de Nilza Haertel: Recorte de um Acervo”

Abertura: dia 8 de junho, sábado, às 10h
Visita guiada: dia 8 de junho, às 10h30min
Lançamento do livro: dia 8 de junho, às 11h
Visitação: de 8 de junho a 21 de julho, de terças a domingos, das 10h às 19h30min

Galeria Marina de Moraes Pires – Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo
Praça Sete de Julho, 180 – Pelotas/RS
Entrada Franca

Publicado em 06/06/2019, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Artes Visuais, malg, Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo.