Engenharia Geológica promove Ciclo de Palestras sobre Paleontologia

palestraO curso de Engenharia Geológica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizou, no dia 31, a primeira edição do ciclo de palestras GeoCafé. O evento foi realizado no Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Faurb), com enfoque na Paleontologia.

O GeoCafé é um projeto criado por alunos e professores do curso de Engenharia Geológica com a proposta de difundir o conhecimento sobre as Ciências da Terra e mostrar as suas diversas áreas de atuação, aplicação e importância na sociedade.

O encontro contou com a presença dos professores e cientistas Jefferson Cardia Simões (glaciólogo), Heitor Francischini (biólogo) e Adriana Leonhardt (bióloga).

A primeira palestra foi “Paleoclimatologia e sua relevância”, apresentada por Simões, que é professor titular de Glaciologia e Geografia Polar da UFRGS, membro titular da Academia Brasileira de Ciências, Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e coordenador-geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera (INCT da Criosfera).

palestrante falaA segunda palestra foi apresentada por Francischini e tratou de “Macropaleontologia com ênfase em vertebrados”. O convidado é doutor em Ciências (Área de Concentração: Paleontologia) pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGGeo-UFRGS).

A terceira palestra abordou “Passado geológico da Terra: histórias que os microfósseis nos contam”, com Adriana Leonhardt. Ela possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorado em Geociências (área Paleontologia) – Programa de Pós Graduação em Geociências – UFRGS.

A coordenação do evento foi do professor Alan Jenisch, com colaboração do professor Adelir José Strieder, suporte do professor aposentado Luis Eduardo Silveira da Mota Novaes (fundador do curso de Engenharia Geológica) e organização dos alunos Amanda da Silva Costa, Larissa Bergamini Santos e Gustavo Schmidt Cabral.

palestrante

Publicado em 03/06/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Centro de Engenharias, Engenharia Geológica.