UFPel participa da 8ª Conferência Estadual de Saúde

Grupo reunido no eventoA Universidade Federal de Pelotas (UFPel) esteve representada na 8ª Conferência Estadual da Saúde, realizada de 24 a 26 de maio em Porto Alegre. No total, participaram cerca de 3,5 mil delegados. O debate foi permeado por propostas que forram apresentadas pelos municípios do Rio Grande do Sul, com vistas a qualificar o SUS e garantir mais financiamento, incluindo a revogação da Emenda Constitucional 95, que congela os investimentos em saúde e educação nos próximos 20 anos.

Pelotas levou 28 delegados, sendo 14 usuários, sete trabalhadores e sete gestores. A UFPel esteve presente com representação de dois estudantes como usuários, e dois técnico-administrativos e dois docentes como trabalhadores.

Durante o evento foram eleitos os delegados que irão representar o Rio Grande do Sul na 16ª Conferência Nacional em Brasília. A Macrorregional Sul, que inclui a 3ª e 7ª Coordenadorias Regionais de Saúde (cerca de 30 municípios), elegeu 12 delegados (seis usuários, três trabalhadores e três gestores). Destes, os representantes de Pelotas foram, no segmento Trabalhador (Titular) Julieta Carriconde Fripp (docente e TAE da UFPel), no segmento Usuários (Suplente) Luis Belleti (presidente do Conselho Municipal da Saúde) e no segmento Usuários (Suplente) Camila Leite (estudante de Enfermagem da UFPel).

Cada delegado da 8ª Conferência poderia votar em dez propostas. As mais votadas serão encaminhadas para a Conferência Nacional, que será realizada no mês de agosto, em Brasília.

Publicado em 29/05/2019, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Enfermagem, saúde.