Jornada de História Antiga será realizada na UFPel em junho

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sediará, de 3 a 7 de junho, a 20ª Jornada de História Antiga – Música na Antiguidade e no Medievo. O evento será realizado nas dependências do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem (CEHUS/UFPel), com financiamento da CAPES e do CNPq.

A jornada é realizada desde 1992, consagrando-se como um dos eventos de extensão mais antigos da UFPel. Nesta vigésima edição, o tema será a música, com abordagem inter e multidisciplinar, contando com conferencistas convidados de diferentes países (duas italianas, dois franceses, uma argentina, um uruguaio), e um bom número de pesquisadores nacionais, que se dedicam a estudar aspectos variados na música, na Antiguidade e no Medievo, do ponto de vista da História, da Arte, da Música, do Teatro, da Dança, da Filosofia, da Literatura e da Arqueologia.

Ao todo, além dos palestrantes convidados, o evento contará com 40 comunicações, distribuídas em 11 Sessões Temáticas. A programação conta ainda com dois minicursos, uma aula-show, uma oficina sobre notação musical grega antiga e outra sobre notação musical medieval neumática. Inclui ainda três apresentações musicais, com repertório de música medieval e de música moderna inspirada na Grécia antiga (em seus mitos e na música modal).

O site do evento disponibiliza informações detalhadas sobre a programação geral, sobre os palestrantes, sobre as sessões temáticas e caderno de resumos.

As inscrições poderão ser feitas ao longo do evento, na secretaria da 20ª Jornada, que funcionará no Miniauditório 2 do CEHUS.

Publicado em 29/05/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags história, Instituto de Ciências Humanas, Música.