Combate ao Aedes aegypti deve prosseguir no inverno

Moça lê folheto com orientações de combate ao mosquitoApesar de ter maior intensidade durante o verão – período com mais calor e chuvas -, a infestação do mosquito Aedes aegypti se dá durante todo o ano. Por isso, a Comissão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti instituída na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) solicita à comunidade acadêmica que fique atenta na identificação e eliminação de possíveis focos do mosquito.

De acordo com o Serviço de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, em Pelotas já foram identificados 91 focos, embora nenhum deles com mosquitos contaminados. Foram localizados 26 focos no Fragata, três no Areal, três nas Três vendas, 22 no Centro, 12 na região do Porto e 25 no Balneário dos Prazeres. Não há nenhum caso confirmado da doença; somente suspeitos e oriundos de outras localidades endêmicas.

A presidente da Comissão da UFPel, Marilene Farinha, alerta para o fato de que os mosquitos não estão ausentes no inverno. E, havendo ondas de calor, pode haver eclosão de ovos do inseto. Quando sofrem ressecamento rápido (até 15 horas) após a postura, os ovos podem durar até 450 dias no seco, e, ao contato com a água, eclodem rapidamente. “No inverno, às vezes as pessoas podem se descuidar no combate ao mosquito. Como talvez não tenhamos um inverno rigoroso, precisamos ficar atentos”, salientou a também integrante da Comissão, Liliane Griep.

Em caso de suspeita de locais dentro da Universidade que possam ser propícios ao mosquito, o comunicado pode ser feito à Superintendência de Infraestrutura pelo telefone (53) 3284-3905.

Relembre alguns cuidados
– Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas
– Se não há areia no pratinho, lave-o com escova, água e sabão uma vez por semana
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais