UFPel tem dez propostas aprovadas no Programa de Internacionalização da Pós-Graduação no RS

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) aprovou dez propostas no Programa de Internacionalização da Pós-Graduação no RS da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A UFPel foi a segunda IES com mais propostas aprovadas de forma isolada, totalizando 10 pesquisas. Também foi a segunda Instituição de Ensino com mais propostas enviadas (junto com a UFSM), com 32 proposições. Dos 45 Programas da UFPel elegíveis, 32 enviaram propostas, representando 71,11% dos PPGs.

Entre as propostas contempladas está a Pesquisa em Biotecnologia do Câncer em parceria com a University of Illinois – USA, que prevê determinar o comportamento das linhagens celulares de Oncopigs, frente ao desafio de quimioterápicos utilizados em estudos e tratamentos de câncer de Mama, câncer de Pulmão e em especial esforços em câncer de Bexiga. De acordo com o coordenador do estudo, professor Tiago Collares, “considerando que ainda há uma emergente necessidade de um modelo específico para avaliação de novos produtos anti-tumorais baseados em nanotecnologia, o grupo propôs o desafio do sistema de screening também para quimioterápicos nanoencapsulados”, destaca.

Outro contemplado foi o projeto de cooperação estratégica para Desenvolvimento de Pesquisa: Populismo no Brasil e no Reino Unido (uma abordagem pós-estruturalista)”. Trata-se de uma parceria que será realizada entre o PPG em Ciência Política da UFPel e o Centre for Applied Philosophy, Politics and Ethics, da University of Brighton/Reino Unido. Para o coordenador Daniel de Mendonça, o ponto central do projeto aprovado está focado em pesquisas, aulas, palestras, missões docentes e discentes, em Pelotas e em Brighton. “As atividades abordarão a relação entre populismo e democracia, tomando como pontos de partida de análise os casos do Lulismo e do Bolsonarismo, no Brasil e o do Brexit, no Reino Unido”, explica.

O Edital

O Edital é destinado a pesquisadores doutores interessados em aumentar o intercâmbio científico dos programas de pós-graduação do Rio Grande do Sul com instituições conceituadas no exterior, oportunizando missões de trabalho de pesquisadores brasileiros no exterior, missões de trabalho de professores visitantes estrangeiros junto a programas de pós-graduação no Rio Grande do Sul, missões de estudo de estudantes em instituições estrangeiras, a realização de seminários e workshops junto a programas de pós-graduação no Rio Grande do Sul e a submissão de um projeto de pesquisa conjunto para uma agência de fomento internacional.

O Programa de Internacionalização terá um período de execução de 30 meses destinando R$ 6 milhões para financiar propostas de cooperação internacional de até R$ 100 mil. A Fapergs informou que inicialmente 74 propostas foram contempladas. Contudo, muitas propostas bem avaliadas acabaram não alcançando nota para classificação entre as contempladas. Após uma readequação do orçamento de cada proposta, a Fapergs conseguiu acolher mais cinco propostas, todas originalmente avaliadas com nota superior a nove. Ao final, foram 79 propostas contempladas com um valor médio por proposta de aproximadamente R$ 76 mil.

Conheça as pesquisas aprovadas

As pesquisas aprovadas contemplam as áreas de Agronomia, Ciências dos Alimentos, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Química, Ciências Humanas e Sociais, Ciência da Educação, Ciências Biológicas, Veterinária, Zootecnia e recursos Pesqueiros.

Melhoramento genético de trigo para resistência à brusone: buscando genes de resistência em parentes silvestres por meio de ferramentas genômicas – coordenador Antonio Costa de Oliveira

Senescência celular e seu papel no envelhecimento ovariano em camundongos – coordenador Augusto Schneider

Projeto de Cooperação Estratégica para Desenvolvimento de Pesquisa: Populismo no Brasil e no Reino Unido (uma abordagem pós-estruturalista) – coordenador Daniel de Mendonça

Internacionalização da Pós-Graduação em Química da UFPel: Colaboração com o grupo Nanoscale Chemistry & Biomass/Waste Valorisation – NANOVAL – coordenador Diego da Silva Alves

Novas perspectivas de pesquisa para minorias literárias e linguísticas no Brasil e na Alemanha: política da hospitalidade, (inter)compreensão – coordenador Helano Jader Cavalcante Ribeiro

Cooperação internacional estratégica para desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação no setor orizícola – Nathan Levien Vanier

Internacionalização da Pós-Graduação em Biotecnologia da UFPel através da Colaboração com o grupo de pesquisa “Oxidação de proteínas na patofisiologia de doenças” – coordenadora Lucielli Savegnago

Building the Next Generation of Weed Scientists – coordenador Luis Antonio de Avila

Pesquisa, desenvolvimento Tecnológico e Inovação através de colaborações PPGBiotecnologia UFPel- Brasil e University of Illinois – USA em Biotecnologia do Câncer – coordenador Tiago Veiras Collares

Publicado em 27/05/2019, na categoria Notícias.