UFPel sedia Encontro Nacional de Geopolítica

Mesa de autoridades no eventoA Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sediou o 2º Encontro Nacional de Geopolítica (ENGEOP), promovido pela Associação Brasileira de Geopolítica (ASBRAGEO) no dias 22, 23 e 24 de maio.

Contando com o apoio do Instituto de Ciências Humanas da UFPel, o evento ocorreu no Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem (CEHUS).

O encontro contou com quase cem participantes de todas as partes do Brasil, dentre professores, pesquisadores, estudantes e militares.

Foram apresentados e debatidos temas significativos para a área, como Geopolítica do Atlântico Sul, Judicialização da Geopolítica; Dinâmicas Antissistêmicas; Geopolítica da China; Novos Atores Globais (Cidades); Cibersegurança e Ciberdefesa.

Público participante do evento“Foram promovidos importantes debates sobre as questões estruturais e conjunturais do Brasil, da Região e do Mundo sob a visão geopolítica de atentos pesquisadores”, assinalou o presidente da ASBRAGEO e professor da UFPel, Charles Pennaforte.